Carnaval 206

Com samba no pé

Escolas de samba de São Luís desfilam hoje e amanhã na Passarela do Samba em disputa pelo título de melhor do Carnaval de 2016

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
A Flor do Samba desfile hoje
A Flor do Samba desfile hoje (Flor do Samba)

O ziriguidum vai tomar conta da Passarela do Samba (Anel Viário), hoje, a partir das 21h, quando começam os desfiles das Escolas de Samba de São Luís. Nesta noite desfilam Unidos de Fátima, Terrestre do Samba, Império Serrano, Marambaia e Flor do Samba. Amanhã se apresentam, a partir das 21h30, Mocidade Independente da Ilha, Túnel do Sacavém, Turma de Mangueira, Turma do Quinto e Favela do Samba. Antes, passarão pela Passarela blocos organizados e turmas de samba.

A Escola de Samba Unidos de Fátima será a primeira a desfilar. Há três anos afastada do desfile oficial, a agremiação levará para o Anel Viário a trajetória do político e ex-governador Jackson Lago. Com o tema “Jackson Lago… de Pedreiras ao Carcará da Ilha Rebelde”, a escola, sediada no Bairro de Fátima, tem samba enredo assinado por Jeovah França e Ribão D’Oludô. Para levar esta história a público, a escola terá três carros alegóricos, 10 alas e quatro quadros, divididos entre os cerca de 1.200 componentes, além das 40 baianas e 90 ritmistas. A próxima escola a desfilar será a Terrestre do Samba.

Terceira escola a entrar na avenida, a Império Serrano, que tem como base o bairro Monte Castelo, vem com o enredo “Baixada Maranhense, Império de Riquezas”. De acordo com o presidente Nélio Silva, a agremiação vem disposta a brigar pelo título.

“De Tribuzi a São Luís, uma louvação ao Carnaval” é o tema da Marambaia. A escola, que ano passado ficou em quarto lugar, defende este ano a trajetória do poeta, jornalista e economista, autor do hino “Louvação a São Luís”. A agremiação, sediada no Bairro de Fátima, relembrará a vida e obra do homem que introduziu o Modernismo no Maranhão e fundou, ao lado de José Sarney, o jornal O Estado do Maranhão.

Sob o comando do carnavalesco Denys Melodia, a Marambaia desfilará com 18 alas, quatro alegorias, dois tripés e cerca de 1.600 pessoas. O samba, de autoria de Denys Melodia e Haroldo Oliveira, tem inserções de poemas do homenageado.

José Tribuzi Pinheiro Gomes nasceu em 2 de fevereiro de 1927 e morreu no dia 8 de setembro de 1977, em São Luís. Deixou como legado uma obra que contempla áreas distintas e comprova a grandeza do maranhense. Dono de espírito irrequieto, o poeta caminhou com desenvoltura pelo jornalismo, economia, política e música. Sua obra poética está publicada em 10 livros e foi reunida no volume “Poesias Completas” (1979). É de sua autoria da marcha-rancho “Louvação a São Luís”, tomada como hino da cidade de São Luís.

Já a Flor do Samba cantará o Laborarte. Com o tema “Laborarte: mais que um laboratório de artes. Uma paixão da cidade”, a escola, do bairro Desterro, narrará a trajetória da entidade que nasceu em 1972 e foi berço para muitos artistas locais. A escola, que encerra a primeira noite de desfiles na Passarela do Samba, foi sagrada vice-campeã ano passado.

Sob a coordenação do carnavalesco Sebastião Cardoso, a agremiação do Desterro contará, por meio de cinco carros alegóricos, 20 alas, comissão de frente com 12 bailarinos (coreografada por Flávia Almeida), bateria com 120 ritmistas (sob o comando do mestre Dudu), quatro casais de mestre-sala e porta bandeira, a história do Laborarte desde sua fundação, passando pelos principais espetáculos e personalidades artísticas que têm relação com o grupo, além da importância histórica e cultural da entidade.

O samba é de autoria de Darlan Oliveira, em parceria com Lucas Neto e Hakan. O puxador é Vovô. . “A sinopse de nosso enredo foi escrita por meu irmão, Augusto Tampinha. E nós estamos trabalhando intensivamente há alguns meses para dar vida a ele”, pontua o presidente da escola, Luis César Maia, o Lulu.

O presidente reforça o elo que a escola faz questão de manter com a comunidade. “Na Flor do Samba a comunidade não só participa como também define. Hoje, a maioria dos membros da diretoria são do Desterro e isto fortalece os laços entre a escola e seu berço”.

Serviço

O quê

Desfile das escolas de samba de São Luís

Quando

Hoje e amanhã, a partir das 21h

Onde

Passarela do Samba (Anel Viário)

Ordem dos desfiles da Passarela do Samba

Hoje

21h00 às 22h00 Unidos de Fátima
22h10 às 23h10 Terrestre do Samba
23h20 às 00h20 Império Serrano
00h30 às 01h30 Marambaia
01h40 às 02h40 Flor do Samba


Amanhã

21h30 às 22h30 Mocidade Independente da Ilha
22h40 às 23h40 Túnel do Sacavém
23h50 às 00h50 Turma de Mangueira
01h00 às 02h00 Turma do Quinto
02h10 às 03h10 Favela do Samba

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.