Prevenção

Para evitar fraudes e golpes nos dias de Carnaval

Descuidos na folia aumentam o risco de golpes; SPC Brasil possui serviço em que os cidadãos cadastram seus documentos para evitar problemas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

São Paulo - Feriados como o Carnaval são propícios para as pessoas perderem documentos ou serem vítimas de roubos. Perder o RG ou o CPF pode se tornar uma dor de cabeça se os documentos caírem na mão de golpistas.

Para os especialistas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o primeiro passo para diminuir o risco de ser vítima de algum tipo de golpe é evitar levar documentos pessoais e importantes, quando o folião for curtir o Carnaval.

“O ideal é carregar apenas o essencial, principalmente onde a concentração de pessoas é maior como nos blocos de rua”, explica José Vignoli, educador financeiro do órgão. “É importante também anotar em outro lugar os dados do cartão e cheque e o telefone do SAC do banco”.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, também reforça a importância de registrar um Boletim de Ocorrência. “O consumidor pode se precaver entrando em contato com o Procon [Instituto de Defesa do Consumidor] mais próximo e com o balcão do SPC Brasil de sua cidade”.

“Com isso, os estabelecimentos comerciais são informados do problema ao consultarem a base de dados do SPC Brasil, o que inibe a atuação de terceiros mal intencionados, que tentam utilizar o CPF perdido para fazer realizar compras”, explica a economista.

Dicas para evitar fraudes

1 - Leve só os documentos extremamente necessários para curtir a festa. Se possível, deixe os cartões em casa e leve dinheiro;
2 - Guarde seus pertences em compartimentos seguros, preferencialmente junto ao corpo;
3 - Anote os dados dos seus cartões de crédito e o número do serviço de atendimento ao consumidor do seu banco ou de sua operadora de cartão;
4 - Em caso de perda, furto ou roubo, registre imediatamente um boletim de ocorrência, comunique o fato ao banco e bloqueie seus cartões. Depois do feriado, procure o Procon mais próximo e comunique a perda ou o roubo no SPC Brasil de sua cidade, com inclusão de um alerta de documento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.