Síria

Diálogos sobre paz na Síria são suspensos em Genebra

Suspensão vai até 25 deste mês; governo e oposição tentam negociar paz; representantes dizem que as conversas nem sequer começaram

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

Genebra - O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, anunciou nesta quarta-feira (3) que as conversas de paz foram suspensas até o dia 25 deste mês. "Ainda temos trabalho par afazer", declarou de Mistura à imprensa, após alguns dias de negociações em Genebra, na Suíça, entre o governo sírio e a oposição.

De Mistura anunciou o início formal das tratativas em Genebra dois dias atrás. Trata-se da primeira tentativa em dois anos de negociar um fim à guerra civil que já matou 250 mil pessoas, criou um enorme contingente de refugiados e fortaleceu o Estado Islâmico.

Mas desde então, tanto representantes do governo quanto da oposição afirmaram que as conversas nem sequer começaram. "Parece que a primeira fase de preparativos (para as conversas) irá tomar muito mais tempo do que o esperado", disse o chefe da delegação governamental, Bashar al-Ja'afari, à Reuters em uma entrevista em Genebra nesta quarta-feira.

"As discussões oficiais ainda não decolaram, infelizmente. Ainda estamos debatendo como proceder." Ja'afari disse que, para o governo, ainda não está claro com quem irá negociar no fragmentado lado opositor.

Enquanto isso, os combates continuam na Síria, já que o governo de Damasco, amparado por ataques aéreos da Rússia, levou adiante uma grande ofensiva contra os rebeldes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.