Ação

Comerciário maranhense com a saúde bucal em dia

Em 2015, as clínicas odontológicas do Sesc realizaram 40.415 atendimentos em atenção básica, entre ações de caráter educativo e terapêutico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Mãe observa atendimento do filho na Unidade Sesc Saúde, em São Luís
Mãe observa atendimento do filho na Unidade Sesc Saúde, em São Luís (sesc)

Atendimento odontológico de qualidade e a baixo custo é oferecido aos comerciários e seus dependentes pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) no Maranhão. Essa ação, articulada a outras que a instituição desenvolve no estado, consolida a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.

Em 2015, as clínicas odontológicas do Sesc realizaram 40.415 atendimentos em atenção básica, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos, entre ações de caráter educativo e terapêutico como restaurações, limpezas e polimentos corono radiculares, extrações, tratamento de canal, Rx, fluorterapias, entre outros.

“As ações educativo-preventivas em incentivo a boas práticas de higiene e cuidados, aliadas ao atendimento clínico com enfoque em saúde bucal, constituem o compromisso do Sesc com a nossa clientela”, declarou a diretora Regional do Sesc Maranhão, Maria dos
Remédios Serra Pereira, ao reafirmar o papel social estratégico da instituição no fomento a políticas públicas voltadas à humanização, equidade, acessibilidade e integralidade à saúde.

Na cidade de São Luís, o atendimento é realizado na Unidade Sesc Saúde, situada à Rua do Sol, Centro. Em Caxias, os serviços são ofertados em prédio na Praça Cândido Mendes. Já a Unidade Móvel Projeto OdontoSesc percorre municípios do interior em atendimento às demandas reprimidas por serviço odontológico, estando atualmente instalada na cidade de Imperatriz.

De acordo com dados de pesquisa nacional, realizada em 2014, pelo Conselho Federal de Odontologia e Instituto de Pesquisa Data Folha, com abrangência em 133 municípios, cerca de três milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, ressaltando a insuficiente oferta de serviços gratuitos como principal motivo. Entre os assistidos por serviços púbicos e particulares, mais de 42% relataram como motivo principal a necessidade de extração.

O Sesc Maranhão desenvolve atividades educativas no âmbito coletivo com a finalidade de estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, atuando de forma complementar na ampliação da oferta de atenção à saúde bucal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.