Explosão

Bandidos que explodiram banco em Peri-Mirim são procurados

Foi a 17ª ocorrência contra agências bancárias somente neste ano no Maranhão, sendo 11 explosões, quatro assaltos e duas saidinhas

Leandro Santos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Agência do Bradesco em Peri-Mirim que foi destruída por bandidos
Agência do Bradesco em Peri-Mirim que foi destruída por bandidos (Bandidos que explodiram banco em Perim-Mirim são procurados)

Equipes do Grupamento de Operações Especiais (GOA) da Polícia Militar (PM), da cidade de Pinheiro, estão mobilizadas para tentar identificar e prender os quadrilheiros, que na madrugada de ontem explodiram a agência do Bradesco na cidade de Peri-Mirim (distante 350 km de São Luís), mas não conseguiram roubar o dinheiro, já que os caixas eletrônicos e o cofre resistiram à explosão. Até o fechamento desta edição os bandidos não tinham sido localizados.

Essa foi a 17ª ocorrência criminosa registrada contra agência bancária no Maranhão. De acordo com o delegado Luis Jorge Matos, do Departamento de Combate à Roubo de Instituições Financeiras (Decrif), o ataque foi registrado por volta das 2h e foi praticado por quatro indivíduos que estavam em duas motocicletas.

Na ocorrência, os criminosos usaram explosivos caseiros e não conseguiram arrombar os caixas eletrônicos e o cofre da agência. Mesmo assim, a explosão causada foi suficiente para destruir parcialmente o prédio, suspendendo o atendimento aos clientes por tempo indeterminado. Após o delito, os criminosos fugiram sem conseguir levar nada.

Ocorrências

Essa foi a segunda investida de criminosos contra agências bancárias este mês no interior do Maranhão. A primeira aconteceu no dia 1º na cidade de Tufilândia na qual os criminosos explodiram um dos caixas eletrônicos da agência do Bradesco e levaram o dinheiro do equipamento.

Este ano, de acordo com os dados do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), já foram registradas 17 ocorrências contra agências bancárias. Desses casos quatro foram assaltas, todas do Bradesco, 11 explosões de caixas eletrônicos, oito deles do Bradesco, e dois de saidinhas bancárias.

Ainda de acordo com as estatísticas do sindicado dos bancários, o no de 2015 fechou com um total de 94 ocorrências contra bancos, sendo 23 assaltos, 59 arrombamentos de caixas eletrônicos e 12 saidinhas bancárias.

No total, houve um aumento de aproximadamente 25% na quantidade de ocorrências em relação a 2014, conforme mostram as estatísticas do Sindicato dos Bancários. Em 2014 foram registrados 75 casos (19 assaltos a bancos, 45 arrombamentos de caixas eletrônicos e 11 saidinhas bancárias).

Números

17

é o número de ocorrências contra agências bancárias em 2016, sendo quatro assaltos, 11 explosões e duas saidinhas bancárias

94

foi o número de ocorrências contra agências bancárias em 2015, sendo 23 assaltos, 59 explosões e 12 saidinhas bancárias.

75

foi o número de ocorrências contra agências bancárias em 2014, sendo 19 assaltos, 45 explosões e 11 saidinhas bancárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.