Nobel

Termina prazo para indicar nomes para o Nobel da Paz

Negociadores de acordos de paz e gregos que deram abrigo a refugiados sírios são alguns dos indicados para a concessão do prêmio deste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

OSLO

O ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Edward Snowden, os negociadores do processo de paz da Colômbia e os habitantes de ilhas da Grécia que ajudaram refugiados sírios estão entre as apostas para a concessão do Prêmio Nobel da Paz de 2016 – o prazo de indicações terminou ontem.

Os analistas do Nobel também especularam que os negociadores do acordo fechado entre potências mundiais e o Irã a respeito do programa nuclear do país podem estar na corrida, levando em conta a premiação surpreendente do ano passado a uma coalizão de ativistas pró-democracia da Tunísia, o Quarteto do Diálogo Nacional. "2016 pode finalmente ser o ano de Edward Snowden... seus vazamentos estão tendo um efeito positivo agora", disse Kristian Berg Harpviken, chefe do Instituto de Pesquisa da Paz de Oslo, à Reuters, colocando o norte-americano no topo de sua lista de candidatos.

Harpviken afirmou que muitas nações estão reformulando suas leis para restringir a coleta de dados de inteligência, e assim ajudando os direitos humanos, em reação aos vazamentos feitos por Snowden em 2013 com detalhes dos programas de vigilância dos EUA.

Washington fez várias acusações de espionagem contra Snowden, que recebeu asilo na Rússia. Concedido por um comitê do Nobel na Noruega, que é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o prêmio de 930 mil dólares para o técnico em computação esnobaria o presidente dos EUA, Barack Obama, o laureado de 2009.

Pela paz
Asle Sveen, historiador e especialista na honraria, disse estimar que a "escolha óbvia" para este ano seria homenagear o governo da Colômbia e os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) – se eles tiverem sucesso nas conversas de paz lançadas em 2012 para pôr fim a cinco décadas de guerra.

Ele ressaltou que o governo norueguês participou da organização das conversas de paz, o que pode influenciar o comitê que concede o prêmio e que é indicado pelo Parlamento. Entre os outros candidatos estão os ilhéus gregos que socorreram refugiados sírios e de outros locais – uma campanha do grupo tradicionalista Avaaz reuniu 635 mil assinaturas pela Internet pedindo um prêmio para os moradores das ilhas que "abriram seus lares e seus corações".

Mas pode ser difícil identificar os vencedores gregos obedecendo os critérios estabelecidos por Alfred Nobel, o suíço que criou a homenagem anual. O prêmio pode ser dividido em até três partes, para indivíduos ou organizações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.