Belezas naturais

Uma rota, muitas emoções

Os mais belos destinos turísticos do Nordeste integrados em um só roteiro

Marcos Davi Carvalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
As lagoas entre as dunas nos Lençóis Maranhenses formam cenários raros da natureza
As lagoas entre as dunas nos Lençóis Maranhenses formam cenários raros da natureza

No momento em que os estados do Ceará, Piauí e Maranhão assinam acordo para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável, visando ao crescimento das atividades turísticas na Rota das Emoções, todas as atenções do segmento desses estados se voltam para essa ação de grande importância para o turismo nacional.

O roteiro engloba três dos mais belos espetáculos da natureza, a Praia de Jericoacoara, no Ceará, o Delta do Rio Parnaíba (nos limites dos estados do Maranhão e Piauí) e os Lençóis Maranhenses, um ecossistema exuberante de dunas, lagoas, rios e praias primitivas. Esse complexo turístico é composto ainda, por duas capitais, São Luís e Fortaleza, que são os principais “portões” de entrada da “Rota” e 14 municípios, ligados diretamente, nesse contexto. Além disso, outras dezenas de cidades, pela proximidade territorial, são beneficiadas com essa integração.

Esse pedaço do Brasil possui atrativos únicos e é um dos poucos lugares do país onde o visitante pode sentir uma tripla emoção de contemplar e visitar três maravilhas da natureza, num único roteiro e conhecer a diversidade cultural de três estados da região Nordeste. Os dois Parques Nacionais (Lençóis Maranhenses e Jericoacoara) e a extensa Área de Proteção Ambiental (Delta do Rio Parnaíba) estão em posição de destaque no cenário internacional.

A Rota das Emoções apresenta cenários variados e foi criada oficialmente, através de um decreto-lei presidencial, com o objetivo de aumentar a demanda turística, a geração de emprego e renda, estreitar parcerias e alavancar o crescimento da cadeia produtiva na região.

O Parque Nacional dos Lençóis é um paraíso ecológico com 155 mil hectares (quase do tamanho da cidade de São Paulo). Enquanto, na capital paulista o cenário é de concreto, nos “Lençóis”, como é mais conhecido, a beleza é outra bem diferente. Incontáveis dunas de areia fina e muito branca, rios, exuberantes lagoas de vários tamanhos e águas cristalinas, manguezais e até vegetação em alguns pontos. Um raro fenômeno geológico, formado ao longo dos anos através da ação da natureza.

As lagoas surgem com o período das chuvas, que são muito comuns pelas bandas de lá. A força do vento, que leva a areia de um ponto a outro, formam as imensas dunas, que se assemelham a um deserto, mas com características bem diferenciadas.

Delta

O Delta do Rio Parnaíba é uma área de preservação que encanta seus visitantes
O Delta do Rio Parnaíba é uma área de preservação que encanta seus visitantes

Um pouco mais à frente, o turista chega ao único delta em mar aberto das Américas, o Delta do Rio Parnaíba, que é um dos maiores do planeta. Uma área de preservação, composta por mais de 70 ilhas de dunas de tons amarelados, mar e muitas piscinas naturais. Visto de cima, percebe-se que o local é muito parecido com o formato de uma mão aberta, onde os dedos são afluentes do Rio Parnaíba.

Para se conhecer essa maravilha, basta embarcar em lanchas, que partem a todo instante das cidades de Parnaíba (PI) ou Tutoia e Araioses (MA). Os passeios passam por igarapés e os visitantes podem observar além das dunas, espécies nativas, tais como jacarés, peixes de quatro olhos, guarás vermelhos e muitos caranguejos e siris.

Distante aproximadamente 300 km de Fortaleza, Jericoacoara, ou simplesmente “Jeri” como é mais conhecida, é outra maravilha natural. A praia foi considerada pelo jornal Washington Post uma das 10 mais belas do mundo. O local preserva suas características naturais e surpreende seus visitantes pelas gigantescas dunas, coqueirais, grutas e manguezais, que se misturam com os aspectos tradicionais do sertão nordestino. O contato com a natureza é extremamente intenso e faz o turista esquecer o resto do mundo. Em Jeri, nada de trânsito, horários ou complicações. Tudo é muito simples e amplo, dando uma sensação de liberdade indescritível.

Seja qual for o ponto de chegada, São Luís ou Fortaleza, o que importa mesmo é aproveitar e desbravar a “Rota das Emoções”. Uma dose tripla de aventura, praias, lagoas, dunas e ecoturismo. Um casamento perfeito entre a paz, a diversidade gastronômica e muita natureza.

A Praia de Jericoacoara está entre as 10 mais bonitas do mundo
A Praia de Jericoacoara está entre as 10 mais bonitas do mundo

SERVIÇO

DICAS IMPORTANTES

O ideal é o visitante se programar com antecedência o passeio e contratar agentes de viagens locais: Clip Turismo (86) 3322-3129/ CN Turismo (98) 99934-1779. Não existe melhor época para conhecer e se apaixonar pelos atrativos da “Rota das Emoções”, mas no segundo semestre, entre julho e setembro, as chuvas são mais escassas e as lagoas ficam cheias. Nos passeios, prefira os mais longos e que disponibilizam mais tempo para desbravar e conhecer cada local. Evite circular sem chapéu e abuse do protetor solar. A maioria dos pratos oferecidos nos cardápios servem até três pessoas e a maioria dos estabelecimentos, passeios e lojinhas, aceitam cartões de crédito e débito. É importante agir de forma responsável, sustentável e com foco na integridade do lugar. O tráfego de automóveis, quadriciclos e motos nas dunas só é permitido em determinadas áreas dos parques e praias.

ONDE COMER

São tantas opções, que vamos deixar o visitante livre para escolher. No entanto, os frutos do mar são os principais atrativos da culinária local. O visitante pode saborear também, pratos nordestinos, tais como a famosa carne-de-sol, linguiça de carneiro ou arroz de cuxá. Pratos a partir de R$ 42,00 para duas pessoas.

ONDE FICAR

Desembarcar em São Luís ou Fortaleza e, antes de partir, deve aproveitar os atrativos dessas duas capitais. Consulte o operador de viagem ou sites , que sempre ofertam promoções em hospedagens. Diárias a partir de R$ 79,00.

O QUE LEVAR

Como os passeios têm como destinos as praias e ilhas, é melhor usar roupas leves e claras. Bermudas, camisetas, cangas e camisas mangas longas de algodão, para quem não quiser ficar “bronzeado”. Não esqueça do filtro solar, chapéu ou boné, óculos escuros e água mineral. Filmadora ou câmera fotográfica são indispensáveis para tornar essa aventura inesquecível.

..................

NA BAGAGEM

Reclamações
Na contramão do caminho, o gestor municipal da cidade de Barreirinhas - MA, que é conhecida como a “Capital dos Lençóis Maranhenses”, ainda não entendeu que a infraestrutura da cidade precisa ser melhorada para receber seus visitantes, especialmente nos feriados e período de férias. Na virada do ano, muitos turistas reclamaram da falta de iluminação pública e sujeira em vários pontos da cidade, que é uma das mais visitadas no estado. O problema persiste até os dias de hoje. Um descaso e desrespeito aos turistas e à população. Uma pena.

Tradição no Carnaval
Enquanto muitas cidades turísticas maranhenses cancelaram as festas carnavalescas, entre elas Barreirinhas, a cidade de Alcântara, conhecida pela sua cultura secular, vai recepcionar seus visitantes com uma programação diversificada, popular, econômica e mantendo a tradição histórica dos animados blocos locais, que esbanjam alegria e irreverência. É preciso entender que o turismo cultural gera renda e desenvolve a cadeia produtiva.

Micarroça garantida

Uma das mais antigas micaretas do Maranhão, a Micarroça está garantida este ano e vai lotar as ruas da cidade de Rosário, na Quarta-feira de Cinzas. A festa consiste em ornamentar diversas carroças, que seguem num cortejo e atraem uma multidão ao município, distante cerca de 30 minutos do centro da capital maranhense. Vários blocos colocam seus abadás, fantasias e de forma irreverente, se despedem do Carnaval. A brincadeira começa no início da tarde e não tem hora para acabar. O município vai contar, também, com programação carnavalesca, nos quatro dias da folia momesca. Uma boa dica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.