Auxílio-reclusão em debate

Gerou debate, desde as primeiras horas da manhã de ontem, a publicação de reportagem de O Estado sobre a proposta do deputado federal Aluísio Mendes (PMDB) de substituir o auxílio-reclusão por um benefício às famílias de vítimas de assassinato no Brasil.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

Gerou forte debate nas redes sociais, desde as primeiras horas da manhã de ontem, a publicação de reportagem de O Estado sobre a proposta do deputado federal Aluisio Mendes (PMDB) de substituir o auxílio-reclusão por um benefício às famílias de vítimas de assassinato no Brasil.

De políticos, a professores, passando por militantes dos direitos humanos, a reportagem mobilizou leitores no debate sobre o tema.

Entre eles, estavam o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteria (PSC) – que declarou apoio à proposta de Mendes – e o juiz Márlon Reis, para quem uma medida como essa “aumenta o risco social”.

- Submeter a família de um apenado que contribui para a Previdência ao abandono completo aumenta o risco social -, opinou o magistrado.

Cafeteira rebateu: - Risco social maior corre a família que tem seu chefe morto por um marginal.

Pela proposta de Aluisio Mendes o auxílio previdenciário hoje destinado a famílias de presos – com o teto atual de R$ 1.157,00 – seria revertido aos familiares das vítimas de assassinato.

- No nosso país, há uma inversão de valores. As pessoas de bem, vítimas da criminalidade, perdem seus entes queridos e não recebem nenhum amparo do Estado. É preciso reverter essa injusta realidade -, defendeu o parlamentar.

Sai ou não sai?

O deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) teve seu nome novamente envolvido em notícias sobre a disputa interna no PSB.

No sábado, setores da imprensa ligados ao deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) afirmaram que o ex-governador havia anunciado sua saída do partido.

Procurado pela coluna, Tavares confirmou que chegou a conversar com jornalistas na sexta-feira, 29, mas negou a informação sobre saída da sigla. – Invenção –, disse ele.

Estratégia de defesa

A defesa do prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), já preparou a estratégia de defesa do socialista, preso preventivamente acusado de estupro.

De posso de um laudo de conjunção carnal, eles devem enfatizar a parte do documento que relata não haver vestígios de violência no corpo da suposta vítima.

Alves está em Pedrinhas desde a madrugada de sábado, 30, para onde foi levado após a homologação da prisão pelo Tribunal de Justiça.

Ataque

Por outro lado, a Polícia Civil – que efetuou a prisão em flagrante do prefeito Ribamar Alves – apega-se no inquérito a outro trecho do mesmo laudo.

O documento aponta que houve ferimentos e sangramento no baixo ventre da denunciante após a relação sexual.

Esse deve ser o argumento da vítima para continuar sustentando a tese de que houve, sim, estupro.

Formosa

Após uma chuva de críticas e protestos, o Governo do Estado deu início à recuperação da MA-006 no trecho entre Grajaú e Formosa da Serra Negra.

No fim de semana, equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura já estavam no local realizando serviços de terraplenagem.

Há duas semanas, houve manifestações na rodovia e, dias depois, acidentes e atolamentos em virtude das chuvas. Vale aguardar a conclusão

Situação pior

Outra rodovia que precisa de reparos urgentes é a MA-245, no trecho em Lago da Pedra e Lagoa Grande.

A estrada ainda não é asfaltada, embora obras de pavimentação tenham sido iniciadas na gestão passada, depois paralisadas.

Com as recentes chuvas que caíram na região, é praticamente impossível passar por alguns pontos mais críticos.

Paralisação

Médicos anestesiologistas que prestam serviço no Hospital Infantil Juvêncio Matos anunciaram que param as atividades na quarta-feira, 3, se não receberem seus pagamentos.

Eles cobram o que deveriam ter recebido pelos serviços prestados ainda no mês de dezembro. O pagamento é de responsabilidade do Instituto Acqua.

À coluna, um dos profissionais informou que, se não receberem, suspenderão todos os procedimentos eletivos, e atenderão apenas as emergências.

Santa Casa

O deputado federal André Fufuca (PEN) se diz preocupado com a situação da Santa Casa de Misericórdia de São Luís.

O hospital, que atende milhares de pessoas de todo o estado, possui uma dívida de R$ 900 mil e corre o risco de fechar as portas, como mostrou O Estado na semana passada.

- Não podemos ficar de braços cruzados e ver uma instituição que já ajudou tanta gente simplesmente fechar as portas. Nós temos a obrigação de evitar esse desastre -, disse.

E mais

O deputado estadual Bira do Pindaré está cada vez mais forte no PSB e deve ser o candidato do partido a prefeito de São Luís

No PSDB, a balança começa a pesar a favor do deputado estadual Neto Evangelista, embora Castelo ainda esteja no páreo

A deputada federal Eliziane Gama (PSB) vai vendo cada vez mais distante o sonho de ter o PSB ao seu lado na eleição de 2016

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.