Estupro

Polícia investiga prefeito de Santa Inês por crime de estupro

Vítima teria sido uma jovem missionária adventista que estaria na cidade vendendo livros religiosos; Ribamar Alves teria prometido comprar o material para a Prefeitura e acabou levando a vendedora para um motel

Ismael Araujo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Prefeito Ribamar Alves quando chegava à sede da Secretaria de Segurança no helicóptero do GTA
Prefeito Ribamar Alves quando chegava à sede da Secretaria de Segurança no helicóptero do GTA (Polícia investiga prefeito de Santa Inês por crime de estupro )

O prefeito da cidade de Santa Inês, médico e ex-deputado, José de Ribamar Costa Alves (PSB), de 61 anos, foi preso ontem pela Polícia Civil em sua residência, naquela cidade, suspeito de estupro. Segundo a polícia, a vítima seria uma jovem, de 18 anos, do estado do Paraná, que faz parte de um grupo missionário adventista que estava no município vendendo livros religiosos. O gestor municipal teria garantido à vítima que iria comprar em torno de R$ 70 mil em livros, mas em troca a vendedora deveria ter relação sexual com ele. Em dezembro de 2013, Ribamar Alves também foi acusado de abuso sexual que teve como vítima a juíza Larrissa Tupinambá, durante uma audiência, no fórum da cidade.

O prefeito foi preso em sua casa pelo crime de estupro e caso o Poder Judiciário homologue a prisão ele ficará preso, provavelmente, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas”.Raphael Reis. delegado regional de Santa Inês
Ribamar Alves foi preso pelo delegado regional de Santa Inês, Raphael Reis. Ele informou que a missionária está em Santa Inês há cerca de um mês, em companhia dos outros integrantes do grupo adventista. Eles estão vendendo livros com objetivo de adquirir dinheiro para pagar a faculdade. A vítima, inclusive, é estudante do curso de Direito de uma faculdade do Paraná.

Na tarde de quinta-feira, 28, a jovem teria almoçado com o prefeito em companhia de outros integrantes do grupo missionário em sua casa, quando ficou acertado que ele compraria livros para a Prefeitura. No período da noite, Ribamar Alves teria ido até a casa onde a jovem estaria hospedada para acertar os últimos detalhes da compra dos livros.

A vítima chegou a entrar no veículo do prefeito, que teria declarado que a compra somente seria efetivada caso ela tivesse relação sexual com ele e que poderia ligar para um dos seus assessores, identificado apenas como Bruno, acertando a compra. O delegado falou ainda que a jovem teria recusado a proposta, mas o gestor municipal, mesmo assim, levou a vítima para o motel Arco-Íris, em Santa Inês, onde foi consumado o ato sexual. “Há informações de que o prefeito ainda enviou mensagens para o celular da jovem no período da tarde com intenções sexuais, mas isso será investigado com mais precisão”, frisou o delegado.

Denúncia

Raphael Reis declarou que após a vítima deixar o motel se deslocou até a residência onde estava hospedada e ainda chegou a comprar um medicamento contra o vírus da Aids em uma farmácia, e em seguida foi até o plantão da Polícia Civil para registrar a denúncia sobre o estupro.

Ainda no período da noite de quinta-feira, 28, policiais civis realizaram campanas nas proximidades da residência do prefeito com o propósito de efetuar a sua prisão, mas apenas na manhã de ontem foi que Ribamar Alves recebeu a voz de prisão.

O prefeito primeiramente foi levado para a delegacia regional de Santa Inês e, em seguida, transferido no helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) para a Superintendência da Polícia Civil do Interior (SPCI), em São Luís. “O prefeito foi preso em sua casa pelo crime de estupro e caso o Poder Judiciário homologue a prisão ficará, provavelmente, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas”, explicou o delegado.

Ele também declarou que ainda ontem a vítima foi trazida para a capital onde foi submetida a exames periciais e ficará sob acompanhamento psicológico.

Já o prefeito afirmou que não houve estupro, pois a jovem teria ido ao motel por sua vontade. Ele ainda frisou que esse fato está sendo uma armação feita por um blogueiro da cidade de Santa Inês. “Estou sendo vítima de uma armação feita por blogueiros, pois, a jovem não foi abusada sexualmente”, explicou Ribamar Alves.

O advogado de defesa, Ronaldo Ribeiro, falou que o prefeito não teria cometido esse tipo de crime, mas caso seja promulgada a prisão do seu cliente ainda ontem entraria no Poder Judiciário com um pedido de habeas corpus.

Saiba Mais

Juíza foi vítima de assédio

O delegado geral da Polícia Civil, Lawrence Melo, informou que no mês de dezembro de 2013 a Polícia Civil recebeu a denúncia que Ribamar Alves teria assediado sexualmente a juíza da 2ª Vara de Santa Inês, Larissa Tupinambá Castro, durante uma oitiva no fórum da cidade sobre questões da Prefeitura. O gestor municipal segurou com força a magistrada e desferiu-lhe um beijo na boca e foi imediatamente repelido por ela.

Na época, Ribamar Alves negou a acusação e afirmou que teria tratado com cordialidade e respeito. O delegado geral informou que o inquérito policial foi instaurado e enviado à Justiça, mas como não foi comprovada a violência física, o prefeito respondeu pela contravenção penal de infortúnio contra a magistrada.

O prefeito foi preso em sua casa pelo crime de estupro e caso o Poder Judiciário homologue a prisão ele ficará preso, provavelmente, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas”. Raphael Reis. delegado regional de Santa Inês

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.