Transporte escolar

Transporte escolar continua suspenso

Decisão foi tomada em assembleia realizada pela categoria, na tarde de ontem. Município informa que está efetuando ajustes em contrato.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
(ônibus)

Trabalhadores da empresa Transpremium que, de acordo com o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão efetua os serviços de transporte escolar na capital maranhense decidiu, em assembleia na tarde de ontem, manter a suspensão das atividades. De acordo com a direção da empresa, até o momento, não há previsão para o retorno do transporte dos alunos da rede pública.

Durante a assembleia – que aconteceu na garagem da empresa Transpremium (localizada em um galpão situado no Jardim Tropical, ao lado da avenida principal do bairro), os funcionários expuseram suas reivindicações, dentre elas, a quitação dos salários do corrente mês e a regularização de benefícios, como ticket-alimentação e plano de saúde.

Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, Isaias Castelo Branco – que esteve presente à reunião – as exigências dos trabalhadores são justas. “ Não é possível que uma pessoa efetue seu trabalho sem o recebimento de seus benefícios, como os salários. Os funcionários da Transpremium já sofrem com o caso do poder público há anos e decidiram fazer algo para mudar esta situação”, disse.

Ainda segundo ele, novas assembleias poderão ser realizadas, nos próximos dias. “ Caso não haja uma solução imediata, nos próximos dias, os trabalhadores informaram a nós que irão manter o movimento. Não há porque voltar agora se não existe melhora na contrapartida do poder público”, explicou Castelo Branco.

Mais

Também ontem, alunos da Unidade de Ensino Básico João de Sousa Guimarães, na Divinéia, realizaram protesto – em frente à unidade de ensino – contra, segundo eles, a insegurança no local. De acordo com os estudantes são constantes os arrombamentos na escola. Além deste problema, o sistema de ensino da capital maranhense também sofre atualmente com a falta de assistência aos professores. Alguns deles ameaçam parar as atividades.

Resposta – Sobre a paralisação dos trabalhadores da Transpremium, a Semed informou, por meio de nota, que está tomando as providências para a regularização do transporte escolar. De acordo com a pasta, “estão sendo feitos ajustes no contrato com a empresa Transpremium”. A Semed informou também que “não mantem vínculo empregatício direto com os motoristas” sendo uma responsabilidade de um empreendimento terceirizado.

Sobre o protesto na escola na Divinéia, a Semed informou que a unidade escolar já possui o serviço regular de vigilância.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.