Cinema

Matheus Nachtergaele assina carta de intenção de viver Nauro Machado no cinema

Marcelia Cartaxo também reafirmou a vontade de participar de <i>Nau de Urano</i> e deverá representar Arlete Nogueira da Cruz, esposa do poeta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Nauro Machado deverá ser representado por Matheus Natchergale em <i>Nau de Urano</i>
Nauro Machado deverá ser representado por Matheus Natchergale em <i>Nau de Urano</i> (nauro machado)

SÃO LUÍS - O cineasta Frederico Machado, filho do poeta Nauro Machado, anunciou por meio de uma rede social que o ator da Matheus Nachtergaele, da TV Globo, assinou carta de intenção de viver o poeta nas telonas, em Nau de Urano.

O longa, que será co-dirigido por Helena Machado, contará sua vida de modo experimental e inovador. A produção começou há um ano e seria – antes da morte do poeta, em novembro do ano passado – um misto de ficção e documentário. Com o projeto inscrito em alguns editais, a previsão é de que o filme comece a ser gravado no segundo semestre deste ano.

Assim como Nachtergaele, Marcelia Cartaxo também assinou a carta de intenção e deverá representar Arlete Nogueira da Cruz, esposa de Nauro Machado. Além disso, na equipe técnica, nomes nomes como o Danilo Carvalho, Bertrand Lira e Renan Costa Lima foram confirmados. A produção será da Lume Filmes.

O filme se passará, em sua maior parte, dentro de um porão de um navio que funcionará como a mente do poeta. Visceral, denso e profundo, ele viverá seus conflitos – entre os quais o alcoolismo iniciado aos 15 anos com a perda do pai – neste espaço, na sua Nau de Urano. "Será uma obra visceral e original sobre a vida e obra do poeta Nauro Machado", afirmou Frederico Machado.

Mais

- Nauro Machado nasceu em 2 de agosto de 1935 em São Luís, se tornou autodidata em artes e filosofia. Dedicado à poesia de questionamento sobre a essência do ser humano e seu destino, sua produção revelou lirismo e reflexões existenciais de elementos em sua volta. Já teve obras traduzidas para o inglês, francês e alemão e recebeu vários prêmios, inclusive da Academia Brasileira de Letras e da União Brasileira de Escritores.

- Seu último livro lançado foi O Baldio som de Deus, que aconteceu no dia 25 de setembro do ano passado, na casa onde ele morou cerca de 30 anos, na Rua dos Prazeres, no centro da cidade. Na obra, o poeta maranhense traz 240 poemas ilustrados por desenhos de João Sanches e falam sobre a solidão e a morte; a cidade, o povo pobre e a multiplicidade de Zeus.

- Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital UDI, Nauro Machado estava internado na unidade de saúde o dia 24 de novembro de 2015. Ele teve complicações clínicas por causa de uma isquemia de trato digestivo. Ele foi submetido a uma intervenção cirúrgica, mas faleceu às 5h do dia 28 do mesmo mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.