jiu-jítsu

Jiu-jítsu maranhense é agitado com seminário

O mestre Ricardo De La Riva participou na semana passada de atividades em São Luís atendendo a convite da Federação Maranhense de Jiu-Jítsu

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
urante o seminário o mestre Ricardo De La Riva fez demonstração e aplicação da Guarda De La Riva, um golpe perfeito de sua autoria /Divulgação
urante o seminário o mestre Ricardo De La Riva fez demonstração e aplicação da Guarda De La Riva, um golpe perfeito de sua autoria /Divulgação (urante o seminário o mestre Ricardo De La Riva fez demonstração e aplicação da Guarda De La Riva, um golpe perfeito de sua autoria /Divulgação)

Um dos maiores nomes do jiu-jítsu mundial esteve no sábado, 23, em São Luís, ministrando um seminário para praticantes da atividade esportiva. O mestre Ricardo De La Riva reuniu dezenas de atletas que praticam a luta e os participantes tiveram a oportunidade de aprender na prática como aplicar um dos golpes mais famosos, a Guarda De La Riva.

O golpe é uma técnica de jiu-jítsu recente, criada em meados dos anos 80, pelo próprio mestre De La Riva. Das técnicas de jiu-jítsu que envolvem nomes de atletas – “Kimura”, “Ezequiel” e “De La Riva” – esta é a única que dá nome a um atleta do jiu-jítsu e a única das três que surgiu de fato durante a evolução do esporte , visto que Kimura e Ezequiel eram judocas e as técnicas que levam seus nomes são tantigas do Judô (a “Kimura” é conhecida no judô como Ude Garami, e a “Ezequiel” é conhecida no judô como Sode Guruma Jime).

O Mestre De La Riva explicou que ao contrário do que muitos pensam o jiu-jítsu não é apenas utilização da força física, mas uma ótima oportunidade para ganhos psicológicos como o aumento da concentração e desenvolvimento de habilidades como a percepção de estratégias.

O presidente da Federação Maranhense de Jiu-Jítsu, Léo Gladson, falou que a presença de Ricardo De La Riva no estado só aumenta o interesse dos atletas e novos praticantes pela luta. De acordo com o dirigente esportivo, mais de 2.800 atletas já estão registrados no Maranhão, mas que este número pode ser bem superior a 4 mil, uma vez que muitos praticam a atividade sem estarem registrados na FJJMA.

A atividade foi desenvolvida pela Academia Life Club e teve como principal objetivo a dar notoriedade, à prática esportiva no Maranhão, além de atrair novos praticantes, uma vez que o esporte cresce cada vez mais a cada ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.