Enxurrada

Galerias entopem e imóveis ficam cheios de água

Proprietários e funcionários de empreendimentos do Renascença reclamam do descaso do poder público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Com as chuvas, mais uma vez curso pré-vestibular ficou inundado
Com as chuvas, mais uma vez curso pré-vestibular ficou inundado (Curso Wellington)

Basta chover em São Luís que os problemas estruturais nas vias fi­cam evidentes. Um exemplo ocor­re no Renascença, onde, no sába­do, 23, após uma forte chuva, em­preendimentos localizados no bairro foram inundados.

O prédio mais prejudicado, por causa do grande volume de água, sedia atualmente um cursinho preparatório para concursos públicos e está localizado na Avenida Colares Moreira. No local, são recorrentes os casos de inundações por causa das chuvas. De acordo com o proprietário, Carlos Wellington, até o momento não houve providência por parte do poder público. “Há anos isso ocorre em nosso prédio e nada é feito para solucioná-lo”, disse.

Outro empreendimento no Renascença prejudicado após precipitações é uma loja especializada em aluguel de roupas de gala. Segundo um funcionário, Ariel Teixeira, a chuva do sábado não causou tantos danos, como em anos anteriores. No entanto, medidas preventivas estão sendo tomadas para evitar uma “invasão de água” na loja. “Com a última chuva, a água ficou acumulada apenas na parte da frente, mas tivemos dificuldades, como nossos clientes, para entrar na loja. Estamos com receio de que este ano a água entre novamente na loja, estragando nossas roupas”, afirmou.

Uma loja de assistência técnica de celulares também teve parte da estrutura invadida, no fim de semana, por causa da água. “Foi feito um mutirão para limpar toda a lo­ja. Estamos preocupados com as próximas chuvas e o que pode acontecer”, disse Leandra Lindoso, funcionária da loja.

Galerias
Verificando algumas galerias próximo aos locais visitados ontem por O Estado, foi possível perceber que a maioria estava com a abertura obstruída por restos de madeira, placas e sacos de lixo. Até o fechamento desta página, nenhum funcionário da limpeza pública foi visto efetuando a retirada dos resíduos sólidos das galerias.

Procurada por O Estado, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que o sistema de drenagem urbana de São Luís é antigo e subdimensionado. A Semosp informou ainda que o problema de entupimento de galerias é agravado pelo descarte irregular de resíduos em vias públicas. Por fim, a pasta informou que tem investido na ampliação do sistema de drenagem da cidade e que, sobre os casos recentes de alagamentos, um comitê técnico está avaliando cada caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.