LIVRO

A dor em meio às POESIAS

Livro “lyrica 75mg”, da escritora maranhense Luciana Martins, será lançado hoje, a partir das 19h, na Livraria Poeme-se (Praia Grande); obra é resultado de um processo de transformação de dor física em literatura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Luciana Martins lançará livro hoje
Luciana Martins lançará livro hoje (Luciana Martins)

Um conselho muito antigo já nos alertava que há uma alegria na dor. E foi o sofrimento da dor física que motivou a escritora e poeta maranhense Luciana Martins a escrever uma série de poemas que resultou em seu terceiro livro, intitulado “lyrica 75mg”. A obra será lançada hoje, a partir das 19h, na Livraria Poeme-se (Praia Grande).

“Lyrica 75mg” é nome de um medicamento indicado para o tratamento de dor neuropática e de fibromialgia. O remédio serviu de inspiração para o título de um livro de poemas da escritora Luciana Martins. “É um título apropriadíssimo. Esse remédio é usado no tratamento de fibromialgia, de dor crônica; ‘lyrica 75mg’ é a dor transubstanciada em lirismo. Afinal, como pergunta Ligia Cademartori, no posfácio, ‘a alma é lírica ou química?’ Penso em artistas com Frida Khalo, Antonin Artaud, Jean Cocteau, Michael Jackson, Amy Winehouse, por exemplo.

Os poemas foram escritos nos últimos 12 anos, mas lapidados pela escritora no ano passado. “Ao separar os textos com a secretária que digita meus poemas (que costumo escrever à mão) observei que havia uma boa quantidade deles tratando da dor. Então os separei e fiz um livro só com eles, até mesmo pra me livrar do assunto de uma vez por todas”, disse.

“Tenho uma dor crônica nas costas desde os cinco anos de idade. Faz parte de minha vida, então em algum momento seria inevitável que essa dor virasse poesia”, completou Luciana, que escreve desde os 15 anos e já lançou anteriormente “Lapidação da aurora” (São Paulo: Giordano,1996) e “Espetáculo das sensações alheias” (Curitiba: Medusa, 2003).

Segundo ela conta, sua obra não tem um público específico. “Reiner Maria Rilke sugere a Franz Xaver Kappus que pergunte a si mesmo se morreria se fosse impedido de escrever. Acredito que eu morreria se não escrevesse. Quanto a possíveis leitores, se, ‘na dor lida sentem bem’, ótimo”, relatou.

Luciana Martins nasceu em São Luís, mas passou parte da infância em Barra do Corda, terra natal dos seus pais. Poeta e professora de literatura, ela também morou em Curitiba e atualmente reside em Brasília. Tem mestrado pela UnB e doutorado em literatura brasileira pela USP. Em “Lyrica 75mg”, a dor e seus efeitos colaterais são descritos com uma precisão tão grande que “se corre o risco de empatia completa, possível efeito colateral da precisão poética de Luciana”, afirmou a também poeta Emily Bandeira.

“Nos 72 poemas do livro, Luciana armou-se de lápis e papel e não apenas transformou a dor em protagonista como transformou seus medicamentos em transportes. E, pilotando-os por aí, navegou na via que poucos conhecem, que sai da realidade e acaba em poesia”, diz Bandeira.

Para Ligia Cademartori, que assina o posfácio, a peculiaridade de “Lyrica 75mg” consiste no fato de que a dor de que o livro retrata não frequenta habitualmente livros poéticos. “Neste livro temos uma poesia do corpo, mas não é da corporeidade erotizada, êxtase dos sentidos. É, sim, a da corporeidade doente, angústia dos sentidos”, destacou.

Trecho do livro “Lyrica 75mg”

no meio termo entre a vigília e o sono

no lugar em que viceja a dor

forço um esplendor

que a transforma em poesia

(...)

o dia inteiro

revivo esse golpe

e ando como um anjo

trespassado

na omoplata

no ponto exato

onde nasceriam as asas

Serviço

O quê: lançamento do livro “Lyrica 75mg”, da escritora maranhense Luciana Martins

Quando: hoje, a partir das 19h

Onde: Livraria Poeme-se (Praia Grande)

Preço: R$ 35,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.