Tecnologia

Internet e redes sociais são dom de Deus, diz papa

Francisco ressalta que o homem deve estar preparado para fazer bom uso das tecnologias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Papa Francisco discursou por ocasião do Dia Mundial das Comunicações da Igreja Católica Romana.
Papa Francisco discursou por ocasião do Dia Mundial das Comunicações da Igreja Católica Romana. (papa)

CIDADE DO VATICANO - Para o papa Francisco, que reconheceu ser um desastre quando se trata de tecnologia, a Internet, as redes sociais e as mensagens de texto são “um dom de Deus” se usados com sabedoria.

“Também emails, SMS, redes sociais, chats podem ser formas de comunicação plenamente humanas”, disse o papa numa mensagem por ocasião do Dia Mundial das Comunicações da Igreja Católica Romana.

“Não é a tecnologia que determina se a comunicação é autêntica ou não, mas o coração do homem e a sua capacidade de fazer bom uso dos meios ao seu dispor”, disse a mensagem. Ano passado, Francisco, de 79 anos, disse a uma menina que se envergonhava ao admitir que não sabia usar computadores e que era um “desastre” completo com a tecnologia.

Coincidência

O pontífice também disse que os smartphones deveriam ser banidos dos jantares em família, e que as crianças não deveriam ter computadores em seus quartos.

Não se sabe se por divina providência ou coincidência humana, a mensagem de Francisco foi divulgada enquanto ele se reunia com o presidente de uma companhia cuja marca é praticamente sinônimo de tais bens –o presidente-executivo da Apple, Tim Cook.

Em sua mensagem, o papa pareceu assumir um tom mais conciliatório do que no passado em relação à tecnologia moderna, dizendo que “a rede (mundial de computadores) pode ser bem utilizada para fazer crescer uma sociedade sadia e aberta à partilha”.As comunicações modernas são “um dom de Deus, e também uma grande responsabilidade”, disse o pontífice. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.