Drogas

Senarc mapeou festas para coibir loló e lança-perfume

Durante as festividades carnavalescas, aumenta o consumo desses e de outros entorpecentes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

Nas festas carnavalescas, aumenta o consumo de drogas dos mais variados tipos, inclusive loló e lança-perfume, que, apesar de ilícitas, são muito utilizadas, principalmente pelos mais jovens. Por essa razão, a Polícia Civil vai intensificar as operações na Região Metropolitana de São Luís e no interior do estado para evitar o tráfico e o consumo desses entorpecentes.

As ações serão desenvolvidas pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc). De acordo com o delegado Carlos Alessandro de Assis, titular da unidade, alguns locais da região metropolitana e também no interior já foram mapeados pela polícia e operações serão deflagradas no intuito de apreender esses entorpecentes e prender as pessoas que estiverem comercializando e fazendo o uso desses produtos.

É principalmente durante o período carnavalesco que aumenta o consumo de drogas como lança-perfume, loló e outras obtidas de forma sintética. O baixo valor no mercado, aliada à sensação de euforia instantânea que proporcionam, faz com que a procura por esses produtos aumente consideravelmente. Os responsáveis por essas drogas, já visando ao lucro que terão, comercializam-nas em bailes e festas de Carnaval.

“O Senarc vem fazendo um planejamento estratégico, a fim de realizar ações de caráter repreensivo e preventivo para coibir o tráfico de drogas e o uso indevido de substâncias entorpecentes. Nesse período carnavalesco, há um aumento desse consumo e tráfico. Por essa razão, fizemos todo o planejamento, mapeamos as áreas mais críticas, tanto na capital quanto no interior, para realizarmos as operações”, disse o delegado Carlos Alessandro.

Ele falou ainda que as atividades também estarão voltadas para a apreensão de outros entorpecentes, como cocaína, crack, LSD, ecstasy e maconha, principalmente aquela do tipo Skunk, que é geneticamente modificada. “Aumentou muito o consumo dessa droga, que é geneticamente manipulada e cau­sa efeitos maiores, e o seu valor de marcado também é maior”, complementou o titular da Senarc.

Drogas
O lança-perfume é um solvente à base de cloreto de etila, éter, clorofórmio e essência perfumada. A substância é absorvida pela mucosa pulmonar e seus componentes são levados pela corrente sanguínea para os rins, fígado e sis­tema nervoso.

O loló é um solvente e, por ser extremamente volátil, pode ser inala­do. É composto por dois compostos químicos: clorofórmio e éter (adicionado de álcool e essência perfumada). É a versão caseira do lança-perfume.

SAIBA MAIS

De acordo com o artigo 33 da Lei n°11343/2006, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad) a pessoa que importar, exportar, produzir, adquirir, vender, transportar e guardar drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar pode ser presa e a pena varia de cinco a 15 anos de reclusão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.