Segurança

PM inicia operações de combate ao crime

Ações serão realizadas durante o dia e à noite, em pontos estratégicos, com objetivos específicos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) deflagrou duas operações de segurança na Região Metropolitana de São Luís. Uma delas tem como objetivo intensificar o policiamento em áreas de maior incidência de crimes dentro da Região Metropolitana. A outra prevê a presença de policiais 24 horas em pontos estratégicos da Ilha.

A primeira das operações deflagradas, Malha Metropolitana, consiste na presença da Polícia Militar em 14 rotatórias da região metropolitana e na Praça Gonçalves Dias, em São Luís. Segundo o coronel Pedro Ribeiro, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana I (CPAM I), policiais em viaturas estão sendo destacados para esses pontos para fazer o policiamento durante todo o dia.

Ele explica que a ação tem co­mo objetivo aproximar a população e a PM, garantindo maior sensação de segurança e policiamento ostensivo. “Trata-se de uma referência da PM para a população. Além da ação de presença, teremos uma referência para o turis­mo, uma contenção de bandidos que queiram assaltar na região e o patrulhamento nas rotatórias. Vai incidir também nas abordagens a coletivos que passam nessas rotatórias”, disse.

A operação Cerco Total consiste no patrulhamento intensificado nos bairros com maiores índices de criminalidade, como a Cidade Olím­pica, Coroadinho, Bairro de Fátima, Jardim Tropical, Centro, Pedrinhas e outros. Nessa ação, 23 guarnições da PM atuarão nesses bairros.

Ainda de acordo com o coronel Pedro Ribeiro, a operação Malha Metropolitana conta com mais de 150 policiais militares. Já a Cerco Total, com cerca de 100 homens.Os policiais irão atuar com quase 40 novas viaturas, entregues pelo Governo do Estado recentemente.

Crimes
O coronel José Frederico Pereira, que assumiu há poucos dias o Comando da Polícia Militar, ressaltou que a PM deve atuar em diferentes frentes para combater a criminalidade. “É preciso trabalhar em várias vertentes. À noite, a operação Cerco Total, por exemplo, vem ao combate de homicídios permanentemente”, disse.

Ele frisou ainda que as operações deflagradas a crimes que se tornaram comuns na Grande Ilha, assaltos a ônibus e a residências. “O emprego das viaturas nessas ações vai possibilitar o combate a esses tipos de assaltos. A viatura do bairro faz o patrulhamento dentro do bairro. Com as novas viaturas nas avenidas, vamos inibir o deslocamento desses marginais”, destacou.

Operação Malha Metropolitana
Viaturas em 14 rotatórias da região metropolitana e na Praça Gonçalves Dias
24 horas de atuação por dia
Cerca de 150 homens
14 novas viaturas

Operação Cerco Total
Patrulhamento nos bairros com maiores índices de criminalidade
Atuação durante o período noturno
Cerca de 100 homens
23 novas viaturas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.