Guerra

Ataques aéreos matam 30 civis no leste da Síria

Entre os mortos estão 13 crianças; Estado Islâmico aperta cerco à capital, onde vivem 200 mil pessoas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

Damasco

Pelo menos 30 civis, incluindo 13 crianças, foram mortos ontem em ataques aéreos no leste da Síria, de acordo com informações do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Segundo a mesma fonte, ainda não está esclarecido se os ataques na província de Deir Ezzor, majoritariamente controlada pelo grupo Estado Islâmico (EI), foram executados por aviões de guerra russos ou do regime sírio.

O OSDH distingue as aeronaves - sírias, russas ou da coligação liderada pelos Estados Unidos - com base nos padrões de voo, no tipo de avião e nas munições utilizadas nos ataques aéreos, que fazem parte do combate aos “jihadistas” da organização extremista Estado Islâmico.

Com sede na Grã-Bretanha, mas presente com uma rede de ativistas no território sírio, o observatório revelou que, entre os mortos do ataque a Tabiyyah Jazeera, situada a cerca de 20 quilômetros da cidade de Deir Ezzor, capital provincial, estão oito mulheres. O OSDH acrescentou que o número de mortos deve aumentar por causa das dezenas de feridos.

Ataque
No fim de semana, o Estado Islâmico lançou um grande ataque à cidade, controlando agora 60% da capital e apertando o cerco às cerca de 200 mil pessoas que ainda vivem em DeirEzzor. O regime sírio continua com o controle do aeroporto militar.

Conforme o observatório, os confrontos mataram pelo menos 439 pessoas desde sábado, incluin­do combatentes e civis executados pelo Estado Islâmico.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.