Insegurança

Crise dos refugiados poderá acabar com União Europeia

Líderes reunidos no Fórum Econômico Mundial alertam que falta de acordo sobre cota de imigrantes para cada país coloca em risco a livre circulação, um dos principais fundamentos da criação do bloco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Manuel Valls falou ontem para a platéia do Fórum Econômico Mundial
Manuel Valls falou ontem para a platéia do Fórum Econômico Mundial (Manuel Valls)

DAVOS

Líderes reunidos no Fórum Econômico Mundial, em Davos, alertaram ontem que a União Europeia poderá desmoronar caso os Estados-membros não cheguem a um acordo para lidar com a crise dos refugiados e os desafios de segurança durante os próximos meses.

Um dia após a Áustria anunciar redução formal no número de refugiados cuja entrada permitiria neste ano, elevando a pressão sobre a chanceler alemã Angela Merkel para fazer o mesmo, os principais políticos da Europa defenderam um acordo no qual os Estados aceitariam quotas de refugiados. Mas eles admitiram que tal acordo se manteve ilusório, com muitos países, incluindo grande parte da Europa central, se recusando a aceitar imigrante.

“Não sou ingênuo”, disse o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Lofven, a repórteres quando questionado sobre as perspectivas de um acordo rápido."Meu argumento para os países que não estão dispostos a aceitar os refugiados é que, se não podemos lidar com isso, a União Europeia estará em risco. Se não podemos fazê-lo, há um risco para Schengen", disse ele, referindo-se à zona de livre circulação na Europa.

Lofven e o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disseram que a Europa tinha de seis a oito semanas para encontrar uma solução.Caso contrário, o fechamento de fronteiras poderia enfraquecer a livre circulação, um dos princípios fundamentais da União Europeia, atingindo o comércio e levantando questões sobre o futuro do bloco, já ameaçado por um referendo britânico iminente sobre a permanência da Grã-Bretanha nele.

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, também alertou a União Européia para a crise dos refugiados e a segurança na Europa.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.