Coluna

O Estado na Folia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

Persiste a tradição!

O país do Carnaval passa por uma das maiores crises econômicas. Em algumas cidades, os blocos recolheram seus tambores e as escolas de samba trabalham com verbas apertadas. De norte a sul, as prefeituras reduziram os repasses para a folia e em algumas a tesoura foi impiedosa, alcançando os 70%. Um ano atípico, que abriu alas com uma comissão de frente fantasiada de incertezas. Apenas nas cidades de forte tradição, os Reis Momos de fato receberão suas chaves e, pelo menos na temporada, nos permitirão um pouco de alegria. É o caso de São Luís, cuja programação já começou nos circuitos e os foliões aguardam mudanças. Entre elas, a que diz respeito ao horário dos cortejos, que começarão mais cedo e terminarão idem. O intento é reviver os tempos áureos do entrudo, quando os magotes animados começavam a jogar confetes desde as horas mais candentes do dia. A ideia é excelente, mas é preciso acicatar as manifestações a abdicarem do hábito de botar o bloco na rua apenas com o pôr do sol.

Banda Levada do Teco é atração da Feijoada de Honolulu
Banda Levada do Teco é atração da Feijoada de Honolulu

Feijoada repaginada

Nedilson Machado botou o pé e bateu o martelo: vai levar sua Feijoada de Honolulu, no sábado próximo, para o Espaço Gaia, na Ponta d’Areia. Não deu outra! Os elogios foram unânimes, pois não há quem não assine embaixo as ideias que incrementam as produções da coluna Em Cena. A ala jovem que o diga, uma vez que a tarde/noite de samba terá o tempero musical das bandas Levada do Teco (foto) e Sambaceuma e dos cantores Ailana Lee e Herton Rá. A última apresentação será a do DJ Junior Bulacha.

De bar em bar

Fundado por Antonio Nelson, Ronald Almeida, Francisco Ramos, Fernando Godinho e Elias Haickel, um bloco em especial cumpre uma maratona de bar e bar. Trata-se da Pastoral do Grogue, cujos integrantes viajam pela cidade a bordo de um ônibus-jardineira ao som de animadas marchinhas. Todos já foram convocados para o encontro do próximo sábado, com largada do Bar Pioneiro, na Avenida Litorânea. Este ano, os componentes homenagearão o jornal O Estado e a TV Mirante.

Carnaval majestoso no Hotel Pestana

Projeto indelével que se mantém inabalável e navega com serenidade mesmo no mar da crise é o tradicional baile vesperal com o selo PH. A aliança quase inquebrantável com o Hotel Pestana São Luís festejará, dia 30, mais um aniversário de circulação do caderno dominical PH Revista.

A designer Cíntia Klamt Motta passou algumas semanas revisitando a história dos cabarés de Paris e, conforme Pergentino Holanda,os convidados serão transportados para um cenário idealizado a partir de uma releitura de lugares emblemáticos como Bataclan, Crasy Horse, Paradis Latin e, claro, o Moulin Rouge. Quando as cortinas forem abertas, teremos, sem dúvida, um elegante Carnaval, majestosamente inspirado na Bella Epoque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.