Mudanças

Mudança no trânsito provoca polêmica

Alterações entraram em vigor ontem, na área da Cohama; agentes da SMTT foram direcionados ao local para orientar motoristas que trafegavam pela região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

[e-s001]As alterações no trânsito na região da Cohama, em São Luís, que entraram em vigor na manhã de ontem, estão dividindo opiniões de quem trafega na região. Alguns dizem que as mudanças foram positivas, enquanto outros alegaram que as modificações contribuem para deixar o trânsito mais lento na área.

A principal intervenção foi feita na Rua do Aririzal. A via antes era de mão dupla e agora as duas pistas serão destinadas para motoristas que estão vindo pela Avenida Daniel La Touche. Ela segue dessa forma até a interseção com a Rua Deputado Luiz Rocha, próximo a uma loja de materiais de construções, onde ela passa a ter novamente o duplo sentido.

Já os condutores que vêm pela Avenida São Luís Rei de Franca (Turu) e vão para a Rua do Aririzal, no sentido Cohama, devem seguir por essa via e, mais adiante, virar à direita para pegar a Rua Deputado Luiz Rocha, fazendo o retorno de quadra para sair na Avenida Daniel de La Touche, próximo ao Royal Center, onde os condutores poderão escolher se seguem no sentido Centro ou Olho d’Água.

Polêmicas
Ontem, agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Trans­portes (SMTT) estavam na região orientando motoristas quanto às mudanças na região. Sinalização horizontal e vertical foi colocada na área para alertar os motoristas que estavam trafegando pela localidade. Mesmo assim, as pessoas se confundiram com as mudanças.

A professora Larissa Ribeiro chamou atenção para o surgimento de engarrafamentos, pois a Rua Deputado Luiz Rocha, para onde será direcionada parte do tráfego, não suportará a quantidade de veículos, uma vez que é uma via estreita.

“A Rua do Aririzal antes era de mão dupla e o fluxo era intenso para sair para a Avenida Daniel de La Touche. A Rua Deputado Luiz Rocha é estreita e não dará conta desse fluxo de veículos, principalmente porque tem muito condomínio na região. O ideal seria que o tráfego na Rua do Aririzal fosse em um único sentido para sair para a Daniel de La Touche, não ao contrário”, disse.

Já a nutricionista Roberta Ribeiro acredita que as mudanças trarão maior fluidez ao trânsito. “Antes ficava muito congestionado, e eu acre­dito que agora vai melhorar um pouco a situação aqui”, afirmou a moradora.

O autônomo Jarmilton Miranda disse que as mudanças de nada adiantará se os motoristas não respeitarem as normas de trânsito. “Hoje ninguém mais respeita o trânsito, e isso acontece todos os dias. É só os agentes de trânsito saírem que começa novamente a bagunça”, afirmou.

[e-s001]Outra
Também foi feita uma modificação na Rua Henrique Couto, que é paralela a Avenida Daniel de La Touche. Cones foram colocados em dois acessos, ao longo da via, impedindo que os veículos passassem dela para a avenida principal. Dessa forma, restou apenas um único acesso para que os condutores saíssem dessa rua para a Daniel de La Touche, o que causou engarrafamento na via.

Na manhã de ontem, O Estado flagrou uma pessoa retirando um dos cones colocados na região. Na opinião do empresário Mário Pinto, sócio de um estabelecimento comercial localizado na Rua Henrique Couto, as mudanças prejudicarão os comerciantes e os moradores da rua, que agora estão impossibilitados de parar os seus veículos em frente aos seus imóveis, pois placas de “proibido estacionar” foram colocadas na via.

“A ideia é boa, mas devem ser criadas condições para que ela seja feita, principalmente com relação ao estacionamento”, disse o empresário. Ele afirmou que, com a mudança, teve de deixar o seu automóvel estacionado em uma pra­ça que é frequentada por moradores de rua e usuários de drogas, o que o deixa inseguro.

SAIBA MAIS

De acordo com a SMTT, as mudanças no trânsito visam acabar com os engarrafamentos na região, principalmente nos horários de pico. Ao todo, serão realizadas 32 intervenções de mobilidade urbana ao longo deste ano, em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.