Não deu certo?

É bem verdade que o anúncio de mudanças na estrutura do primeiro escalão do Governo do Estado, pode não ocorrer hoje. Mas já não há dúvida de que tais mudanças ocorrerão.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

É bem verdade que o anúncio de mudanças na estrutura do primeiro escalão do Governo do Estado, pode não ocorrer hoje. Mas já não há dúvida de que tais mudanças ocorrerão. Foi o próprio governador Flávio Dino (PCdoB) quem assegurou possíveis alterações no secretariado, durante agenda de trabalho, na última sexta-feira. Adiantou, na oportunidade, que uma das mudanças ocorrerá na Secretaria de Cultura. Felipe Camarão, titular da pasta, ficará “mais próximo” do governador, em outra secretaria. Em meio à turbulência que abalou o Palácio dos Leões no início deste ano, justamente no período escolhido por Dino para tirar férias do Poder Executivo, o comunista parece insatisfeito com os rumos do Governo até aqui. Há sérios problemas na Saúde, na Educação e, sobretudo na área da Segurança Pública, comandada pelo delegado Jefferson Portela, filiado ao PCdoB, e uma das mais problemáticas da atual gestão. Com a máquina engessada, aumento de gastos com pessoal e poucos resultados expressivos até então, o governador começou a discutir possíveis mudanças com auxiliares e até lideranças da bancada governista na Assembleia. E foi justamente uma dessas lideranças quem arrematou: “Se seguir aquilo que conversamos, haverá sim mudanças”, disse.

Ampliou

A lista de pré-candidatos a prefeito de São Luís só tem aumentado nos últimos meses. No último fim de semana, quem assegurou pré-candidatura, por meio de seu perfil, em rede social, foi o médico Zeluis Lago, irmão do ex-governador Jackson Lago. Ele disse já contar com o aval da executiva nacional do PPL para a disputa da eleição em outubro.


Agora vai?

Partidos de ultraesquerda de São Luís ainda discutem, mesmo que timidamente, a formação de uma “frente” para a disputa das eleições. Em 2012, PSTU, PSOL e PCB tentaram articular coligação similar, mas não chegaram a um acordo em relação aos nomes que disputariam os cargos de prefeito e vice. Por isso, desmancharam o ensaio da “frente”. No fim do ano passado, algumas lideranças voltaram a cogitar o tema, mas não há uma decisão ainda sobre a composição.
Saldo negativo Sem apresentar resultados expressivos em um ano de gestão, o governador Flávio Dino (PCdoB) continua “mirando” críticas a adversários políticos. Diz o tempo todo ser vítima de perseguição e alimenta auxiliares de gestão com a mesma “ira” contra aqueles que fazem o contraponto à sua administração. O governador, seus auxiliares e a mídia alinhada ao Palácio dos Leões tentam a todo custo deixar o Governo passado em evidência, porque não conseguem mostrar a “mudança” prometida em 2014.


Até nas redes?

A inclinação do governador Flávio Dino (PCdoB) à condição de vítima chegou a tal ponto que ele agora enxerga “coronelismo” até nas redes sociais. Por meio do twitter oficial do Governo do Estado, ou seja, por meio da própria internet - espaço esse que o comunista tanto domina no seu dia a dia -, ele escreveu o seguinte: “Governamos contra o coronelismo eletrônico”. A coluna tentou, mas não conseguiu compreender que tal “coronelismo” é esse que impera nas redes sociais, espaço democrático e legitimamente utilizado por qualquer cidadão em todo o mundo.


Destempero

O secretário de Estado da Segurança, Jefferson Portela, tentou desqualificar ontem a atividade parlamentar da deputada oposicionista Andrea Murad (PMDB). Ele concederia uma entrevista coletiva para tratar sobre a prisão de assaltantes de bancos, quando resolveu rebater as críticas da parlamentar. - Quem é Andrea Murad. Andrea Murad não é ninguém -, disse. É a segunda vez que o secretário comunista age desta forma contra a representatividade do Legislativo.

Presídio

O Governo do Maranhão anunciou no fim de semana que a unidade prisional de Pinheiro está com 95% das obras concluídas. A obra foi iniciada na gestão passada, mas havia estagnado nos últimos meses. Na semana passada, após a crise no sistema penitenciário, com a forte denúncia por parte da SMDH de favorecimento a facções, o Governo inaugurou a unidade de Imperatriz.

Sem festas

O prefeito da cidade de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), anunciou no fim de semana, por meio de nota oficial, a suspensão das festividades do Carnaval de 2016. O motivo argumentado por ele é a crise nacional e as suas consequências na administração municipal. Alves reclamou de falta de repasses por parte do Governo Federal e do Governo Estadual. Ele disse que priorizará o cumprimento da folha de pagamento e encargos sociais do funcionalismo público, o que impedirá a realização do Carnaval.

E mais

- A mudança no secretariado do Governo do Estado provocará impactos também na estrutura da Prefeitura de São Luís.

- A oposição na Assembleia Legislativa já alinhou alguns pontos para atuar de forma mais conjunta após a reabertura dos trabalhos.

- O suplente de deputado Fernando Furtado não sabe se permanecerá no Legislativo estadual neste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.