Impasse

Grêmio do IFMA de São Luís emite nota de repúdio contra o SET

Sindicato das Empresas de Trânsito e Transportes alega falta de dinheiro para atender reivindicações dos estudantes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Porto de recarga foi desativado no IFMA do campus Monte Castelo
Porto de recarga foi desativado no IFMA do campus Monte Castelo (recarga cartão transporte)

SÃO LUÍS - A Coordenadoria Geral do Grêmio Edson Luís (Geel), que representa o corpo estudantil do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) do campus Monte Castelo, em São Luís, publicou nota de repúdio contra o Sindicato das Empresas de Trânsito e Transportes (SET) após a retirada do posto de recarga de crédito das carteiras de estudante.

Segundo os estudantes, há meses o posto foi retirado e nenhuma justificativa foi prestada por parte do órgão responsável. "Nosso coordenador geral, João Matheus, por diversas vezes esteve em diálogo com Luís Cláudio Siqueira, superintendente do SET, insistindo na participação da entidade em nossa audiência pública. O representante declarou que o presidente, o próprio Luís Cláudio e seu sindicato não teriam interesse em se manifestar e expor esclarecimentos, menos ainda em dialogar com o corpo estudantil", publicaram em nota.

Eles alegam, ainda, que a desativação prejudicou os estudantes do campus. "O ponto de crédito tinha grande importância para os alunos, que seguem uma rotina diferente de outras escolas, e para toda a comunidade em torno e proximidades do bairro", afirmam.

O Geel reafirmou que continuará pedindo pela volta do serviço e pela prestação dos esclarecimentos. Uma audiência pública deverá acontecer nesta quinta-feira (21), às 14h15, no teatro do Campus Monte Castelo. Na ocasião, haverá debate com alunos e representantes na busca pela solução.

Posicionamento

O ESTADO ONLINE entrou em contato com o superintendente do SET, Luís Cláudio Siqueira, que afirmou que o posto de recarga foi retirado por causa do corte de gastos adotado pelas empresas. "Estamos fechando para reduzir custos. Um posto como esse custa muito caro para o SET e nós não estamos passando por uma boa fase financeira", justifica.

Siqueira sugeriu que os estudantes do IFMA utilizem o posto de recarga localizado no bairro Apeadouro que, segundo ele, fica bem próximo do campus Monte Castelo. O superintendente informou também que outros 11 pontos para repor a carteira de estudante estão espalhados pela Região Metropolitana de São Luís.

Ofício

Por meio de nota, o IFMA Campus São Luís - Monte Castelo afirmou que solicitou, por meio de ofício encaminhado ao Sindicato das Empresas de Transporte (SET) de São Luís, informações sobre a desativação do posto de recarga de crédito de cartão estudantil que funcionava no campus. O SET encaminhou resposta com os motivos do encerramento das atividades.

A instituição disse, ainda, que continua disponibilizando espaço para a reinstalação do ponto de recarga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.