Carnaval 2016

Na folia com a Pastoral do Grogue

Bloco sairá hoje e nos dias 23 e 30 deste mês em cortejos carnavalescos; concentração, a partir das 16h será no Bar Pioneiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
A Pastoral do Grogue completa 20 anos em 2016
A Pastoral do Grogue completa 20 anos em 2016 (Pastoral do Grogue)

A bordo da Jardineira do Grogue, ônibus que já faz parte do cenário da Folia Momesca de São Luís, o bloco carnavalesco Pastoral do Grogue volta à cena hoje e também nos dias dia 23 e 30 deste mês, com concentração a partir das 16h, no Bar Pioneiro (Avenida Litorânea). E este ano a folia terá um sabor diferente, é que a manifestação celebra 20 anos de fundação.

De lá, a trupe seguira abordo da jardineira fazendo a tradicional Baratona (nome dado à maratona pelos bares feita pelos foliões). “Vamos fazer um grande baile de Carnaval no Bar Pioneiro, de lá daremos uma volta na orla, encerrando no bloco Bicicletinha do Samba”, diz Antonio Nelson Faria, um dos fundadores e presidente vitalício do bloco.

Ele conta que a expectativa dos organizadores é reunir em torno de 100 pessoas. “O povo já espera nossa convocação. Todo ano é assim, porque fazemos uma festa com muita marchinha e música maranhense, valorizando as nossas coisas”, destaca Antonio Nelson.

Para ele, o objetivo é festejar. “O que propomos é recuperar, mais que resgatar, o nosso Carnaval. Temos aqui uma infinidade de bons compositores que são destacados por meio deste Festival de Música Carnavalesca, promovido pelo Grupo Mirante”.

Os integrantes, que intitulam a manifestação como sendo a primeira ONG etílico-carnavalesca inscrita na Cnbeber, divulgam, antes da saída do bloco, um edital, contendo informações escritas de forma bem-humorada, para os participantes.

Regado a muita irreverência, criatividade e bom humor, a agremiação sempre traz como referência algo relacionado ao contexto social, econômico ou político do momento. Este ano, o Edital de Convocação faz referência, claro, à políticos do Brasil e do exterior.

A Pastoral do Grogue foi fundada por Antonio Nelson, Ronald Almeida, Francisco Ramos, Fernando Godinho e Elias Haickel e anima o Carnaval maranhense desde de 1996, ano em que foi criado o bloco.

Este ano, homenageia a TV Mirante e o O Estado. “São veículos que sempre nos incentivaram”, justifica Antonio Nelson.

Serviço

O quê

Pastoral do Grogue

Quando

Hoje, a partir das 16h

Onde

Bar Pioneiro, Avenida Litorânea

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.