Vistoria

Vigilância Sanitária autua 20 bares na Litorânea por causa de irregularidades

Foram encontrados utensílios enferrujados, alimentos armazenados de forma irregular e produtos vencidos

O Estado Online, com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Foram inspecionados 30 estabelecimentos e apenas cinco receberam licença sanitária
Foram inspecionados 30 estabelecimentos e apenas cinco receberam licença sanitária (Bares litoranea )

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís, por meio da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), deflagrou nesta sexta-feira (15) uma grande operação para inspecionar bares, restaurantes e outros estabelecimentos que preparam e comercializam alimentos e bebidas. Cerca de 20 fiscais sanitários realizaram a ação na Avenida Litorânea (Calhau) e encontraram diversas irregularidades.

A coordenadora da Visa, Zilmar Pontes, explica que o objetivo é prevenir riscos de contaminação para a população. "Temos recebido muitas reclamações sobre falta de higiene nos estabelecimentos da orla marítima, e como estamos em período de férias e logo será carnaval certamente a frequência nestes locais aumenta.Por isso, é fundamental intensificar a fiscalização", afirma.

Na ação, foram inspecionados 30 estabelecimentos e apenas cinco receberam licença sanitária. Nos demais, os fiscais encontraram diversas irregularidades que podem colocar em risco a saúde da população. A Vigilância apreendeu utensílios enferrujados, panelas inapropriadas para uso, alimentos acondicionados indevidamente e produtos vencidos. Eles constataram falta de higiene em diferentes pontos. Os proprietários foram alertados para a necessidade de se adequarem às normas sanitárias para evitar a interdição dos estabelecimentos.

Foram notificados por falta de licença 10 bares e restaurantes. Eles serão cobrados para regularizar a situação. "Qualquer estabelecimento para funcionar precisa passar por uma inspeção prévia da Vigilância e ter licença, mas muitos não possuem a liberação", diz Zilmar Pontes.

No total, foram emitidos 20 autos de infração com o estabelecimento de um prazo para correção das irregularidades. Todos os locais visitados receberam treinamento sobre boas práticas na manipulação de alimentos. Uma das principais recomendações foi evitar a reutilização de sobras para o preparo de receitas. Eles foram ainda orientados a guardar os produtos adequadamente.

A operação continuará durante toda a próxima semana e conta com o apoio da Blitz Urbana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.