ESPETÁCULO

A arte dos PALHAÇOS

Espetáculo “Yo Si Tu No, Um Elogio à Bobagem”, dos artistas André Sabatino e Mauro Braga será apresentado hoje e amanhã, às 16h30, na Comunidade de Coqueiro e no Espigão da Ponta d’Areia, respectivamente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Os espetáculos foram concebidos para apresentações em espaços públicos
Os espetáculos foram concebidos para apresentações em espaços públicos (Palhaços)

Para os artistas André Sabatino e Mauro Braga as ruas, praças e espaços públicos são o grande picadeiro do espetáculo “Yo Si Tu No, Um Elogio à Bobagem”, que depois de duas apresentações no município de Barreirinhas chega a capital maranhense para outras duas, que atenderão públicos diversos. Hoje, o espetáculo circense será apresentado às 16h30, na Quadra Esportiva da Comunidade de Coqueiro. Amanhã, é a vez do cenário paradisíaco do Espigão Costeiro receber as peripécias dos palhaços Chaveco e Azevedo durante o pôr do sol.

O espetáculo busca valorizar e redimensionar o espaço em que ele é apresentando para tornar-lo um ambiente propício ao exercício das artes, cultura e cidadania. Os palhaços interpretados por André Sabatino e Mauro Braga tem por objetivo interagir com o público de acordo com o local em que estão inseridos. Portanto, cada apresentação é diferente.

Em 2010, o espetáculo foi contemplado pelo Edital ProAC - Montagem e/ou manutenção de espetáculo circense no Estado de São Paulo, o que lhe possibilitou circular tanto por praças de centros urbanos, como por comunidades de difícil acesso: uma vila de pescadores (comunidade do Bonete, Ilha Bela, SP) uma comunidade quilombola (Quilombo Fazenda Picinguaba - Ubatuba, SP), pátio de uma igreja no alto de um morro (Monte Serrat, Santos, SP) e um assentamento do MTST (Jd. Denadai, Sumaré, SP).

É desta forma que “Yo Si Tu No, Um Elogio à Bobagem” passa por curta temporada no Maranhão e logo após fará pequenas apresentações no Estado de Goiás. Todo o projeto é voltado para pequenas e médias comunidades, além de proporcionarem grandes experiências a trajetória dos artistas, que descobrem nesses encontros culturas diversas.

Em 2013 o espetáculo integra o Circuito SESC de Artes, realizando apresentações em praças de nove pequenos municípios do Estado de São Paulo, distantes da capital (Olimpia, Monte Alto, Ibirá, Ilha Solteira, Penápolis, Birigui, Tupã, Presidente Epitácio e Adamantina).

Atores –Mauro Braga é palhaço, músico e ator. Violoncelista formado em música popular na UNICAMP, integrou a orquestra Oficina de Cordas (1998-2010) e atualmente integra o grupo Carcoarco, com quem gravou o álbum “Têm Carrego” (2012). Compõe e interpreta trilhas para espetáculos e filmes. Entre suas várias atuações estão as apresentações de cinco espetáculos por 10 estados brasileiros ao lado da Cia ParaladosanjoS, além das participações em grandes circuitos artísticos, como o Anjos do Picadeiro (RJ – 2006), Fringe (Curitiba – 2007), Festival Paulista de Circo (2011), Goiânia em Cena (GO – 2013), Mostra de Teatro de Pereira Barreto (SP – 2014), Circuito SESC de Artes (2013), circulação pelo interior de São Paulo (contemplado pelo PROAC 2010), entre outros.

Já André Sabatino é palhaço, acrobata e trapezista. Formado em Licenciatura pela UNICAMP NA Faculdade de Educação Física, ele integrou a equipe de Ginástica Artística de Campinas e conquistou diversos títulos, entre eles o de Campeão Brasileiro de Ginástica Acrobática. Com palhaço, freqüentou cursos de importantes profissionais, como Arte da Clowneria Clássica/Léris Colombaione (Itália), Commedia dell’arte/Tiche Viana (Brasil), entre outros. Também foi membro de grandes circos e companhias de teatro, como o Circo Zanni e o Grupo Ares, lugar em que atuou nos espetáculos “Entre Cordas”, “Circo Funâmbulos”, “Tempo Suspenso”, “Ragas” e “Eu Passarinho”.

FICHA TÉCNICA | YO SI TU NO, UM ELOGIO À BOBAGEM

Direção, Criação e Atuação: André Sabatino e Mauro Braga

Orientação: Ricardo Puccetti e Naomi Silman (LUME Teatro, Campinas, SP)

Figurinos: Anna Kuhl

Concepção musical: Mauro Braga

Orientação acrobática: André Sabatino

Produção: Dani Scopin

Duração: 60 minutos

Indicação etária: Livre

Serviço

O quê: Espetáculo “Yo Si Tu No, Um Elogio à Bobagem”, com André Sabatino e Mauro Braga

Quando: hoje e amanhã às 16h30,

Onde: na Comunidade de Coqueiro e no Espigão da Ponta d’Areia, respectivamente

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.