Everest

Ninguém chega ao topo do Everest pela primeira vez em 41 anos

Terremotos fizeram com que escaladas fossem suspensas por meses; apenas um alpinista tentou e falhou; ano teve recorde de mortes no local

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

Nepal - Ninguém chegou ao topo do Monte Everest em 2015, tornando este o primeiro ano em que isso aconteceu desde 1974. Apenas um alpinista teve autorização para escalar, mas falhou e foi obrigado a desistir quando estava a 700 metros do topo.

Os terremotos que atingiram o Nepal obrigaram as autoridades a cancelar escaladas de abril a agosto. No começo do ano, um número recorde de 359 pessoas chegou a se reunir no acampamento na base da montanha, de acordo com a National Geographic. Muitos, inclusive, estavam tentando escalar após cancelamentos em 2014, quando uma avalanche matou 16 pessoas.

Mesmo após o terremoto de magnitude 7.8 em 25 de abril, que provocou a morte de 24 pessoas na montanha, o governo nepalês manifestou a intenção de manter as escaladas. Mas os danos provocados em escadas e um novo abalo em maio fizeram com que as excursões fossem suspensas.

Em agosto, o japonês Nobukazu Kuriki, de 33 anos, recebeu autorização para fazer sua quinta tentativa de chegar ao topo do Everest em seis anos. Kuriki, que já perdeu nove dedos das mãos por congelamento durante uma escalada em 2012, foi obrigado a desistir em setembro, depois de deixar o último acampamento antes do topo, a 700 metros do cume.

As autoridades nepalesas, no entanto, preveem que 2016 pode bater um novo recorde de tentativas, já que muitos dos que fariam a escalada no ano passado devem retornar para uma nova chance.

Mortes
Com 8.848 metros de altura, o Everest é a montanha mais alta do mundo e foi totalmente escalada pela primeira vez em 1953. Desde então, pelo menos 289 pessoas já morreram tentando chegar ao topo. Com as 24 mortes causadas pelo terremoto de abril, 2015 foi o ano em que mais pessoas perderam a vida no local. O recorde anterior era de 2014, quando uma avalanche matou 16 pessoas de uma vez.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.