Partidos

PMDB garante consenso e confirma convenção municipal

Partido terá vereador Fábio Câmara na presidência e André Campos, de vice

Marco Aurélio D''Eça

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Fábio Câmara
Fábio Câmara

O PMDB de São Luís vai realizar convenção municipal no dia 28 de janeiro, quando será aclamado presidente o vereador Fábio Câmara. Após acordo entre as alas do partido – e de ter ganhado o apoio do senador João Alberto de Sousa, presidente regional – Câmara chegou ao consenso com o grupo do deputado estadual Roberto Costa, que indicou o superintendente da Funasa, André Campos, à vice-presidência.

Além de Câmara e Campos, também pleiteava a presidência do PMDB a vereadora e atual secretária municipal de Saúde Helena Duailibe, que, no entanto, deve mesmo deixar a legenda.

Para o senador João Alberto de Sousa, a escolha de Fábio Câmara era natural diante do envolvimento do vereador com o partido. “Fábio Câmara tem história no PMDB. Começou como funcionário e hoje é vereador da capital. Nada mais justo que ele presidir o diretório neste momento”, frisou João Alberto.

André Campos
André Campos

Apoios
A convenção peemedebista estava marcada, a princípio, para o final de novembro passado, mas foi adiada por falta de consenso entre os membros do diretório. Ex-presidente do diretório municipal, Roberto Costa se afastou do comando partidário após trocar o domicílio eleitoral para Bacabal. Muito influente no partido, Costa pretendia garantir a presidência para alguém de seu grupo, mas acabou aceitando a indicação de Fábio Câmara.

Além do apoio do senador João Alberto, o vereador já havia garantido também aliança com a ex-governadora Roseana Sarney. Ela teve influência importante para convencer o senador e o próprio Roberto Costa da importância de ter Fábio Câmara como presidente.

“Me sinto honrado de poder chegar à presidência do PMDB ao lado de pessoas tão importantes, como o senador João Alberto e a governadora Roseana Sarney. E a aliança com o deputado Roberto Costa selou o consenso”, ressaltou Fábio Câmara.
Durante a convenção do dia 28, o PMDB vai discutir também o processo eleitoral de 2016 na capital maranhense.

Mais

O PMDB pode optar por ter candidatura própria na capital maranhense, mas não descarta também a composição com outras legendas, incluindo o próprio PDT, do prefeito Edivaldo Júnior. Os líderes do partido já estiveram próximos também da deputada federal Eliziane Gama (Rede), e têm relação de aliança com a vereadora Rose Sales (PV). Em qualquer destes caminhos o PMDB pretende atuar como protagonista.

Definição sobre candidatura deve sair durante convenção do dia 28

Embora tenha garantido o consenso para a formação do diretório municipal, o PMDB de São Luís ainda não tem definição quanto ás eleições municipais. O próprio Fábio Câmara, que vai assumir o comando da legenda, já se pôs à disposição para concorrer à prefeitura, mas enfrenta a resistência do grupo de Roberto Costa, que lançou André Campos.

De acordo com Roberto Costa, no dia 268 será definido quem segue como pré-candidato da legenda, após escolha do diretório.
Para disputar a prefeitura, Fábio Câmara tem o apoio do senador João Alberto e da ex-governadora Roseana Sarney. “é um excelente nome para o PMDB”, frisou Roseana, ainda em novembro. “Ele deve ser o candidato a prefeito”, disse o senador João Alberto, na última sexta-feira, 8.

Mas o grupo de Roberto Costa tem outros projetos para o PMDB. O deputado tem sido publicamente favorável ao apoio da legenda ao prefeito Edivaldo Júnior (PDT), inclusive com a indicação do companheiro de chapa – cuja principal opção era a vereadora Helena Duailibe. Agora, Costa tem como pré-candidato André Campos.
Mas o próprio Fábio Câmara já se dispôs a conversar com Campos. “Tenho tratado com ele a importância da unidade partidária, sobretudo em São Luís”, disse o vereador, para quem o apoio de João Alberto e de Roseana mostra-se um significativo diferencial nas suas pretensões.

Câmara pretende conversar também com o senador Lobão Filho, os deputados federais e estaduais da legenda para garantir a indicação de candidato a prefeito. “Vou buscar o apoio de todos. Já conversei com a deputada Andrea Murad. Pretendo ter com Max Barros, Arnaldo melo, Nina Melo, Hildo Rocha,m Alberto Filho e João Marcelo. Pretendo conversar também com o ex-secretário Ricardo Murad. O importante é que o PMDB e seja unido neste momento”, pregou Câmara.

Para o vereador, só após a definição do diretório e dos rumos do PMDB é que ele vai começar a conversar com as legendas aliadas, para a formação de uma coligação em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.