Maconha

Nova York inaugura primeira clínica de maconha medicinal

Estado licenciou 5 organizações para fabricar e vender maconha medicinal; programa atenderá pacientes com doenças graves e terminais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

Estados Unidos - As primeiros clínicas de maconha medicinal de Nova York abriram as portas ontem, como parte do lançamento de um dos programas mais conservadores do tipo nos Estados Unidos.

Nova York se juntará a outros 22 Estados e à capital Washington, com programas abrangentes que permitem o uso legal de maconha para câncer, AIDS e outros pacientes certificados por um médico.

O lançamento em Nova York ocorre mais de um ano e meio após o governador Andrew Cuomo assinar a legislação conhecida como a Lei de Cuidados de Compaixão, que permite aos pacientes o uso de maconha para aliviar sintomas. Os defensores da maconha medicinal têm lutado há anos pela mudança.

Produtos

"Nosso programa assegura a disponibilidade de produtos de maconha medicinal de grau farmacêutico para pacientes certificados e estabelece controles rigorosos visando proteger a saúde e a segurança pública", disse o Dr. Howard Zucker, comissário de Saúde do Estado de Nova York, em um comunicado.

No âmbito do programa, o Estado licenciou cinco organizações para fabricar e vender maconha medicinal, cada uma autorizada a operar em quatro clínicas. Todas deverão estar em pleno funcionamento até o final do mês.

Em todo o Estado, oito clínicas devem ser inauguradas, em cidades como Nova York e Albany, nesta quinta-feira, segundo autoridades locais de saúde. O programa é restrito a pacientes com doenças muito graves e terminais, incluindo câncer, HIV e AIDS, doença de Parkinson e epilepsia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.