Tecnologia

Conheça os cinco melhores aplicativos para eventos e congressos

Durante eventos imersivos, a ajuda de aplicativos e dispositivos desenvolvidos especialmente para ampliar a interatividade é fundamental

Agência Estadão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
(Telefonia celular )

São Paulo - Por que as pessoas vão a eventos? Esta pergunta pode parecer simples, a priori, mas as respostas são muitas ? e diversificadas. Ainda assim, é possível destacar três principais razões para participar de feiras, congressos, circuitos de palestras e derivados: 1. Conhecer novas ideias; 2. Melhorar o networking; 3. Fazer negócios e angariar parcerias.

Durante eventos imersivos, apontados como uma nova tendência que permite aos participantes maior conhecimento e profundidade sobre as atividades propostas, a ajuda de aplicativos e dispositivos desenvolvidos especialmente para ampliar a interatividade é fundamental. Estar no local, apenas, não basta. Há de se conectar com o máximo de pessoas e informações possível além de agregar valor à experiência dos participantes. E como realizar esta conexão de forma prática, efetiva e com bons resultados? Um aparelho de celular e seus apps podem fazer a diferença.

Em 2015, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou resultados de sua pesquisa sobre o número de brasileiros que possuem aparelhos mobile. Ao todo, 75% da população com mais de 10 anos possui celular. Com isso, é necessário pensar nas muitas possibilidades que tal dispositivo oferece para diferentes áreas e, deste modo, utilizá-lo de forma criativa. A Digital Solvers, por exemplo, trabalhou no desenvolvimento de ferramentas interativas capazes, justamente, de melhorar a conexão de pessoas durante eventos de vários tipos e portes.

A empresa, representante da multinacional inglesa Lumi? líder em engajamento e insights via mobile?, oferece por meio de seus aplicativos serviços como fornecimento de informações sobre atividades em tempo real, votações também em tempo real, interação com mídias sociais e disponibilização dos conteúdos do evento em diferentes formatos. Deste modo, os participantes conseguem ter uma experiência tanto macro quanto micro da feira ou congresso em que estão inseridos apenas com o uso de algo já tão comum no cotidiano? o próprio celular. As empresas que realizam tais eventos também ganham com o uso de ferramentas de interação, uma vez que a organização e gerência do acontecimento tornam-se mais dinâmicas e efetivas. Abaixo, uma seleção dos cinco melhores aplicativos que a Digital Solvers oferece e suas utilidades:

1.Lumi Show é o aplicativo mais completo do mundo para eventos e conferências, com mais de 70 módulos e possibilita interação instantânea com o público, gerando informações em tempo real na tela do smartphone dos participantes. A interação pode ser realizada entre os convidados antes, durante e após o evento, aumentando também, as chances de ganho com patrocinadores.

2. Meetoo é um aplicativo para enquetes e mensagens em tempo real. Possibilita conexão entre os participantes, além de poder avaliar opiniões e entendimento da plateia enquanto ocorre o evento ou conferência. Permite a condução de discussões e tomada de decisões, de forma simultânea. É a ferramenta perfeita para encorajar a colaboração e conhecer melhor os integrantes do evento.

3. Lumi Track é um sistema de tracking (monitoramento) e gerenciamento dos participantes para medição e controle de presença em eventos e reuniões. Por meio de check-in ou check-out rápido com um celular ou tablet é possível verificar a frequência às sessões e obter relatórios precisos, flexíveis e de forma rápida

4. Lumi Say permite a captura instantânea de opiniões, em qualquer local. Possibilita a ativação de pesquisas baseadas em horários ou localizações geográficas específicas. Dados atualizados em tempo real por meio de uma plataforma analítica completa.

5. Através do Lumi Catch, uma plataforma on-line, os usuários podem captar, analisar e classificar a informação compartilhada no Twitter. Cria e exibe facilmente murais de tweets dinâmicos. Também organiza os dados e possibilita estender a participação nos eventos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.