Avanço

Terminal da Vale no MA deverá ser o maior do mundo em 2018

De janeiro a setembro de 2015, o porto foi responsável pelo embarque de 87,9 milhões de toneladas de minério de ferro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Terminal é operado pela Vale
Terminal é operado pela Vale (ponta da madeira)

SÃO LUÍS - O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), operado pela Vale em São Luís, preparando-se para ser o maior porto do mundo em 2018. Ele ocupa uma área de 600 mil m², o equivalente a três vezes e meia a área do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Líder no ranking de movimentação de carga no país, entre janeiro e setembro de 2015, o Ponta da Madeira foi responsável pelo embarque de 87,9 milhões de toneladas de minério de ferro. Este volume representa um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2014.

O TMPM passa por obras de ampliação de sua capacidade portuária para atender o aumento de produção que virá com o projeto S11D, em Canaã dos Carajás (PA), considerado o maior na área de minério de ferro em construção no mun­do. O S11D agregará 90 milhões de toneladas à produção do chamado Sistema Norte, que inclui as minas do Complexo de Carajás.

Hoje, a capacidade de embarque do TMPM é de 150 milhões de toneladas/ano, mas, em 2018, aumentará para 230 milhões de toneladas/ano. Este patamar de mo­­vimentação, porém, será atingido em etapas que contemplam a equiparação da capacidade da mina, ferrovia e porto. Na parte logística do projeto S11D, do qual faz parte a ampliação do porto, estão previstas ainda a construção de um ramal ferroviário, com 101 quilômetros de extensão, e a expansão da Estrada de Ferro Carajás (EFC). As obras de ampliação da estrutura portuária já alcançaram quase 70% de execução.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.