Explosão

Quadrilha explode agência bancária em Alto Alegre do Pindaré

Crime foi registrado no município de Alto Alegre do Pindaré, na agência do Bradesco, praticado, segundo a polícia, por seis criminosos; explosões destruíram os caixas eletrônicos e ainda danificaram as instalações do banco

Leandro Santos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Agência do Bradesco explodida em Alto Alegre do Pindaré
Agência do Bradesco explodida em Alto Alegre do Pindaré (Quadrilha explode a 1ª agência bancária em 2016 no Maranhão)

Bastou passar os primeiros cinco dias do ano para uma agência bancária maranhense ser alvo da ação de criminosos. A primeira ocorrência desta natureza no ano foi registrada na madrugada de ontem no município de Alto Alegre do Pindaré (distante aproximadamente 350 km de São Luís); Criminosos invadiram uma agência do Bradesco e destruíram os caixas eletrônicos e as instalações.

De acordo com o delegado Luís Jorge Matos, do Departamento de Combate a Roubo de Instituições Financeiras (Decrif), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seis), seis criminosos fortemente armados com fuzis e escopetas invadiram o banco e causaram três explosões dentro da agência, sendo uma fraca e duas mais fortes.

As explosões foram responsáveis por destruir não apenas os caixas eletrônicos, mas praticamente toda a estrutura interna do prédio, uma vez que portas, janelas, móveis, computadores e o material de escritório foram pelos ares por causa da força das explosões.

Até o fechamento desta página, ainda não se tinha informações se os criminosos haviam levado alguma quantia em dinheiro dos caixas eletrônicos. Sabe-se que os bandidos fugiram por uma estrada vicinal em direção à cidade de Buriticupu. A Polícia Civil já iniciou as buscas dos criminosos e as imagens de câmeras de vigilância ajudarão na identificação dos responsáveis pelo delito.

Por meio de nota, a assessoria de comunicação do Bradesco informou que os danos provocados pela explosão serão avaliados para restabelecer o atendimento aos clientes o mais breve possível. Informou também que ontem não houve atendimento ao público e que os clientes têm a possibilidade de utilizar cinco unidades do Bradesco Expresso instaladas na cidade.

Ocorrências

De acordo com o registro do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), o ano de 2015 fechou com um total de 94 ocorrências contra bancos, sendo 23 assaltos, 59 arrombamentos de caixas eletrônicos e 12 saidinhas bancárias.

No total, houve um aumento de aproximadamente 25% na quantidade de ocorrências de 2014 para 2015, conforme mostram as estatísticas do sindicato. Em 2014 foram registrados 75 casos (19 assaltos, 45 arrombamentos de caixas eletrônicos e 11 saidinhas bancárias).

No ano passado, a última ocorrência contra bancos foi registrada no dia 30 de dezembro, penúltimo dia de 2015. Na ocasião, os criminosos invadiram o Bradesco na cidade de Afonso Cunha e destruíram os caixas eletrônicos.

Durante a ocorrência os quadrilheiros, cerca de seis homens, fizeram moradores reféns e roubaram um veículo, mas apesar da explosão que destruiu parte dos caixas eletrônicos e do prédio, não conseguiram levar nenhuma quantia em dinheiro.

Após explodirem a agência, com receio da chegada da polícia, os bandidos fugiram levando uma pessoa como refém, que foi deixada na saída da cidade. O carro roubado de um morador, um Prisma vermelho LT 2014, de placas KYB-8521, do estado do Pará, que foi encontrado depois em uma estrada vicinal. Os bandidos fugiram rumo à cidade de Coelho Neto.

Números

Ocorrências em 2015 - 94

23 assaltos a bancos.

59 arrombamentos de caixas eletrônicos.

12 saidinhas bancárias.

Ocorrências em 2014 - 75

19 assaltos a bancos.

45 arrombamentos de caixas eletrônicos.

11 saidinhas bancárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.