Arábia Saudita

Com crise diplomática, 150 voos são cancelados entre Arábia Saudita e Irã

Voos transportavam milhares de peregrinos muçulmanos todos os meses; países romperam laços após execução de clérigo xiita pelo governo saudita

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

Arábia Saudita - Cerca de 150 voos diretos entre o Irã e a Arábia Saudita, que transportam milhares de peregrinos todos os meses, foram suspensos com o rompimento dos laços diplomáticos entre os dois países, disseram fontes de aviação ontem.

O ministro das Relações Exteriores saudita, Adel al-Jubeir, disse em entrevista à Reuters na segunda-feira que o comércio com o Irã e os voos para o país seriam interrompidos como parte de uma resposta diplomática à invasão da embaixada saudita em Teerã por manifestantes, depois que o reino executou um proeminente clérigo xiita.

O comércio entre a Arábia Saudita e o Irã é pequeno comparado ao tamanho de suas economias, mas dezenas de milhares de iranianos viajam todos os anos ao reino saudita para completar as peregrinações "haj" e "umra" – dogmas essenciais do Islã.

Peregrinação

O haj, uma peregrinação anual que os muçulmanos devem cumprir pelo menos uma vez na vida, ocorrerá somente em setembro deste ano, mas a umra é quando a peregrinação acontece fora da temporada do haj.

Para isso, o peregrinos com frequência chegam em voos especiais sem marcação ou em voos fretados, e são esse que devem sofrer o maior impacto com o rompimento das relações.

Embora Jubeir tenha dito que os peregrinos não seriam afetados pelo rompimento dos laços, fontes independentes disseram que os sauditas fecharam o órgão iraniano responsável por coordenar a "haj" no reino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.