Dívidas

Cinco dicas para empresas que precisam cobrar inadimplentes

Segundo especialista no assunto, recuperar dívidas não é e não pode ser uma vingança de quem concedeu o crédito; crise afetou os negócios

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
(Dinheiro )

SÃO PAULO - O atual momento econômico do país afeta a geração de caixa das empresas, que observam queda nas vendas e atrasos nos pagamentos de clientes. Neste contexto, um eficiente gerenciamento do processo de concessão e recuperação de créditos é fundamental para a manter a saúde financeira da empresa. Para Ana Luiza Milan, diretora de startup especializada em recuperação de créditos, em momentos de crise o empresário tende a manter vendas a todo custo. A especialista destaca, ainda, que o empresário não deve perder o foco em vendas, mas deve dedicar grande atenção a qualidade delas. O efeito direto de vendas com baixa qualidade é um alto índice de inadimplência. Para lidar com o cliente inadimplente durante o processo de cobrança, Ana destaca alguns pontos importantes que devem ser observados:

Recuperar dívidas não é, e não pode ser uma vingança de quem concedeu o crédito

Podemos sentir uma sensação de frustração muito grande quanto vendemos um produto ou serviço e não recebemos por isso, porém precisamos considerar que na maioria dos casos o cliente não fica inadimplente por que quer. Ainda, é possível que o cliente esteja passando por um momento difícil de sua vida. Todos sabemos de nossas obrigações, por isso muitas vezes só é preciso lembrar de forma amigável o cliente devedor que há um título em aberto.

Não faça você mesmo

Cobrar um cliente é normalmente algo constrangedor para ambos os lados, então para não passar por isso, coloque um terceiro para realizar esta função. O terceiro facilita inclusive o sucesso na recuperação. Antes podia ser muito caro para terceirizar este tipo de serviço, porém com as novas ferramentas on-line, como o próprio Aliado, além de barato, é muito fácil.

Há casos onde a cobrança amigável (não judicial) não resolverá o problema

Se a falta de pagamento vier da insatisfação do cliente com o produto ou serviço adquirido, dificilmente uma cobrança extrajudicial trará resultados positivos. Neste caso é importante buscar um acordo com o cliente ou uma solução judicial, que muitas vezes não compensa devido aos custos envolvidos.

Muitas vezes a solução não é imediata

O resultado da recuperação de créditos amigável vem do processo constante da cobrança. A cobrança não deve ser exagerada, porém não deve parar. É comum as empresas possuírem uma carteira de clientes inadimplentes, esta carteira deve ser cobrada constantemente.

Você provavelmente está competindo com outros credores

Se o seu cliente está devendo para mais alguém, você não será o único a cobrá-lo, e, certamente quem não cobrar ou for indelicado na hora de fazer isso, perderá "posições" na fila de qual credor será pago. Lembrando que quem cobrar primeiro, receberá primeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.