Assaltos

Ação de assaltantes teve como alvo 23 bancos no ano de 2015

De acordo com estatística do Sindicato dos Bancários, os assaltos a instituições financeiras no Maranhão ano passado superaram 2014, quando 19 agências foram atacadas; número não inclui as explosões a esses estabelecimentos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Vigilante limpa vidro estilhaçado que ficou espalhado no chão da agência do Banco do Brasil em Tutoia
Vigilante limpa vidro estilhaçado que ficou espalhado no chão da agência do Banco do Brasil em Tutoia (bancos)

Um total de 23 bancos foi alvo de criminosos em 2015, contra os 19 assaltos a essas instituições financeiras registradas no ano de 2014, segundo dados do Sindicato dos Bancários. No último mês do ano passado, ocorreram dois assaltos, e os alvos foram as agências do Bradesco nas cidades de Imperatriz e Godofredo Viana.

Um forte aparato policial do 3º Batalhão da Polícia Militar ficou encarregado de prender os assaltantes dessas duas empreitadas criminosas. Em um dos casos, a tesoureira do Bradesco na cidade de Godofredo Viana, identificada apenas como Anne, e ainda o seu pai, o empresário Celso, a mãe Socorro e o irmão Celso Júnior, foram feitos reféns quando saíam para o trabalho, na manhã do dia 1º de dezembro.

Os assaltantes conseguiram invadir a residência da bancária, no bairro São José do Egito, e, em seguida, ela foi levada para o banco para providenciar o dinheiro para os assaltantes. Por outro lado, funcionários da empresa do pai da bancária, localizada no bairro Entroncamento, ficaram esperando abrir o empreendimento, mas, como o empresário não apareceu, acabaram estranhando e acionaram a polícia.

Policiais militares foram até o local e, como os bandidos observaram a presença intensa nas proximidades da residência de Anne, fugiram levando os familiares da bancária. Eles somente foram liberados no povoado Camaçari, distante 8 km de Imperatriz. Nesse mesmo dia, funcionários e clientes do Bradesco de Imperatriz foram assaltados, e os bandidos tomaram rumo ignorado .

O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Markus Lima, também declarou que o bando pode ser o mesmo que, em julho, assaltou a agência do Banco da Amazônia em Imperatriz. A polícia ainda informou que durante em março, abril e julho foram registrados três assaltos a cada mês. Enquan­to nos meses de janeiro e fevereiro foram duas agências assaltadas. Já em setembro e outubro, duas ocorrências de assalto a cada mês.

Terror
Bandidos instalaram o terror na cidade de Tutoia, no dia 10 de abril do ano passado. Segundo a polícia, clientes e funcionários foram feitos de reféns dentro de uma agência do Banco do Brasil no município e ficaram sob a mira de arma de fogo de grosso calibre, principalmente metralhadora e pistola.

Dois bandidos ainda conseguiram quebrar o vidro das portas e fugiram levando dois malotes de dinheiro em que havia mais de R$ 180 mil. Os bandidos fugiram em direção à cidade de Timon. O delegado da Polícia Civil Leonardo Pereira falou que o veículo utilizado na fuga, um Fiorino, de placas HNF 5488, teria sido roubado de um dos funcionários dos Correios.

Já no dia 8 de janeiro do ano passado, um bando invadiu a agên­cia do Itaú, localizada na Rua da Paz, no centro de São Luís, onde rendeu o vigilante e fugiu levando os pertences dos clientes do banco e um revólver calibre 38. O delegado Carlos Alessandro de Assis informou que esses assaltantes fa­zem parte de uma organização criminosa especializada em praticar assaltos a instituições financeiras e estabelecimentos comerciais.

Eles também são suspeitos de terem assaltado, ainda no período da manhã, desse mesmo dia, um correspondente bancário localizado na Avenida Guajajaras, de onde subtraíram a quantia R$ 1.600,00 e arma de fogo do vigilante. A polícia conseguiu abordar a quadrilha nas imediações do bairro do Miritiua e durante a troca de tiros quatro bandidos vieram a falecer. Apenas três deles foram identificados como João Miguel Melo, Jhameison Fernando Ribeiro Ramos e Vaclean Agostinho Alves.

Mais

Bancos assaltados em 2015
Dia 8 de janeiro: Banco Itaú em São Luís
Dia 22 de janeiro: Banco da Amazônia em Vitória do Mearim
Dia 4 de fevereiro: Bradesco da cidade de Parnarama
Dia 10 de março: Banco do Brasil de Balsas
Dia 12 de março: Bradesco de Gonçalves Dias
Dia 18 de março: Banco do Brasil de São Domingos
Dia 10 de abril: Banco do Brasil de Tutoia
Dia 15 de abril: Banco do Brasil de Santo Antônio dos Lopes
Dia 22 de abril: Banco do Brasil de Brejo
Dia 5 de maio: Banco do Brasil de Esperantinópolis
Dia 27 de maio: Banco do Brasil de Imperatriz
Dia 5 de junho: Banco do Brasil de Parnarama
Dia 24 de junho: Banco do Brasil de Buriti
Dia 6 de julho: Banco do Brasil de Paraibano
Dia 7 de julho: Banco da Amazônia de Imperatriz
Dia 13 de julho: Bradesco de Presidente Dutra
Dia 27 de agosto: Bradesco de Monção
Dia 10 de setembro: Bradesco de Açailândia
Dia 11 de setembro: Banco do Nordeste de Presidente Dutra
Dia 6 de outubro: Caixa Econômica Federal de Bacabal
Dia 14 de outubro: Banco do Brasil de Presidente Dutra
Dia 1º de dezembro: Bradesco de Imperatriz e o Bradesco de Godofredo Viana
Fonte: Sindicato dos Bancários do Maranhão

Mais

Explosões
59 agências bancárias foram explodidas no Maranhão em 2015

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.