Feriado

Excursões movimentam praias no 1º dia do ano

Grupos vindos de cidades como Bacabal, Pedreiras e Teresina se deslocaram até as praias nesse feriado e aproveitaram o sol e o mar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Grupos se divertem na Praia do Olho d’Água, em excursão; turistas montaram barracas e ficaram o dia todo
Grupos se divertem na Praia do Olho d’Água, em excursão; turistas montaram barracas e ficaram o dia todo (Excursão)

No primeiro dia de 2016 foi de movimento intenso na orla de São Luís. Grande parte disso se deveu aos vários grupos de amigos e familiares que vieram de outros municípios e outros estados para a capital aproveitar a virada do ano e o feriado de ontem, que é alusivo ao Dia da Fraternidade Universal.

A Praia do Olho d’Água foi uma das mais movimentadas ontem. Até a manhã de ontem, havia 17 ônibus estacionados próximo ao acesso principal dessa praia. Alguns dias antes da virada do ano, vários grupos já chegaram à praia para acampar e esperar a chegada de 2016.

Ontem, a quantidade de barracas montadas na faixa de areia era muito maior. Muitos só deixaram a praia para voltar às suas cidades no início da tarde.
Um dos grupos que estava no local era formado por mais de 50 pessoas que vieram de Pedreiras. Eles chegaram a São Luís na tarde do dia 31 e retornariam às 15h para o interior.
A agente de saúde Terezinha de Jesus contou que essa não foi a primeira vez que eles se reuniram para vir a São Luís. Apesar da empolgação do grupo, esse Réveillon não foi dos melhores. “A gente pensava que teria atração nessa praia, que é a que todo mundo vem. Mas não teve nada. E também não tinha banheiro químico e nos bares não tem água”, disse.

Já para o grupo de vizinhos que veio de Bacabal, o Réveillon na Praia do Olho d’Água foi tão bom quanto em outros anos.“Foi tudo muito bom. Principalmente porque estamos todos com saúde e, com saúde, conseguimos tudo”, afirmou Maria Tapuia.

Na Praia do Araçagi, o movimento foi mais tímido. Mas, durante a manhã, o local também recebeu vários ônibus e micro-ônibus de cidades como Pinheiro e São Mateus. Moradores do bairro Cidade Olímpica também aproveitaram o dia na praia. Eles se reuniram e fretaram uma van para levá-los até o Araçagi.

Sujeira
Além do movimento intenso de banhistas, o primeiro dia de 2016 na praia foi marcado por muito lixo na areia e no mar no Olho d’Água e Araçagi. As oferendas lançadas ao mar pelos praticantes de Umbanda foram trazidas à areia com o movimento da maré e deixaram um rastro em toda a praia.

Mas o mais preocupante foi a grande quantidade de lixo que havia na areia ao redor das barracas de acampamento. Garrafas de bebidas, latas de alumínio, caixas de leite e achocolatado, pratos e copos descartáveis foram deixados na praia ao invés de estarem recolhidos em sacos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.