Compras de última hora

Corre-corre na compra da roupa para o Réveillon

Muitos deixaram para escolher as peças de vestuário da Virada do Ano ontem, o que favoreceu o comércio, que estava fraco nos últimos dias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Houve grande movimentação de consumidores na Rua Grande ontem
Houve grande movimentação de consumidores na Rua Grande ontem (Rua Grande)

O corre-corre de quem deixou para a última hora as compras de fim de ano favoreceu lojistas e comerciantes, que aproveitaram pa­ra faturar um pouco mais em um ano em que as vendas do período não foram tão boas quanto em anos anteriores. A procura por roupas brancas, vermelhas ou douradas levou centenas de pessoas à Rua Grande ontem, último dia de 2015. Quem ainda não ti­nha decidido o que vestir na festa da virada aproveitou o horário especial de funcionamento do comércio.

A balconista Fernanda Oliveira chegou cedo à Rua Grande disposta a fazer todas as compras que ainda faltavam para a festa de Ano-Novo. Ontem, as principais lojas do Centro funcionaram até as 18h. “Eu ainda não comprei roupa para mim e minha filha. O único dia totalmente livre que tive para vir às compras foi hoje. En­tão, só saio daqui quando encontrar tudo o que preciso”, afirmou.

A costureira Alana Kaline deixou para comprar a roupa do Ano-Novo para o último dia. Procurava um vestido branco e adian­tou que iria para a Praia do Araçagi ver os fogos antes de voltar pra casa. “Estava fazendo uma coisa e outra e acabou ficando para última hora”, justificou-se Alana Kaline, que era atendida pela vendedora Maria José da Silva, 26. “Está uma correria, mas o movimento está menor este ano”, disse a funcionária.

Quem também ainda estava atrás do que usar para a virada de ano era Maria de Jesus Cordeiro. Ela já tinha decidido o que vestir, mas de última hora resolveu comprar uma roupa diferente. “Eu que­ria usar branco porque sempre vou à praia. Mas de última hora resolvi ir a uma festa na casa de amigos. Então, achei melhor comprar uma roupa mais arrumada. Acho até que vou comprar de outra cor. Vermelho ou amarelo. Ainda não sei”, disse.

Promoções
Com isso, as lojas de vestuário, calçados e bijuterias foram muito procuradas na manhã de ontem. Para chamar a atenção do consumidor que deixou as compras pa­ra a última hora, algumas lojas fizeram promoções e ofereceram descontos que chegavam a 40%. “A gente está aproveitando até o último momento para vender por que esse Natal foi bem difícil para muita gente. Muita gente deixou para comprar só hoje por que esperou até o último minuto para decidir se ia ou não gastar”, afirmou Jânio de Sousa, gerente de uma loja de vestuário.

O período natalino é o de maior faturamento para o comér­cio, mas, apesar da Rua Grande estar lotada como sempre acontece nesse período, isso não se refletiu no caixa das lojas. “Em anos anteriores, era impossível andar pela Rua Grande dias 24 e 31. Hoje, está bem tranquilo. Está cheio, mas o consumidor consegue procurar o que está atrás com tranquilidade. A correria é só por-que todo mundo quer voltar para casa o mais cedo possível”, disse outra gerente de loja, Elizeth Corrêa.

Não Abre

Hoje, dia 1º de janeiro, as lojas da Rua Grande permanecerão fechadas durante todo o dia. As lojas de shopping também não abrem as portas. O expediente no comércio de São Luís será retomado normalmente a partir de amanhã.

Número

150 mil é a media de pessoas que circulam pela Rua Grande durante o período do fim do ano

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.