Alterações no trânsito

Trânsito e segurança são definidos

Mais de 2 mil policiais militares reforçarão a vigilância em diversos pontos da região metropolitana durante as festas de Réveillon; trânsito terá modificações por causa dos eventos que acontecerão; agentes estarão em locais estratégicos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

[e-s001]Operações de trânsito e segurança pública serão colocadas em prática du­­­rante as festividades de Réveillon que serão realizadas na Região Metropolitana de São Luís, principalmente ao longo da orla de São Luís. O policiamento será reforçado e o trânsito, alterado em diversos pontos.

Mais de 2 mil policiais militares foram mobilizados para fazer a segurança das festas. O planejamen­to especial envolve policiais a pé, cavalaria, patrulhamento em viaturas e aéreo, quadriciclos e vans.
O policiamento metropolitano vai desde a Praia da Guia até Panaquatira em São José de Ribamar, além da Avenida Litorânea, onde haverá programação cultural com shows musicais e maior fluxo de pessoas.

O Comando Tático Aéreo estará disponível com rondas aéreas e o patrulhamento terrestre seguirá a pé, em quadriciclos e nas viaturas. Nas praias, a cavalaria percorrerá dunas e áreas de difícil acesso, se necessário, em função de ser uma modalidade que enfatiza a mobilidade e a visibilidade.

As operações para fazer cumprir a Lei Seca também serão reforçadas na região metropolitana, principalmente nas áreas próximas à orla marítima. As atividades estarão a cargo da Companhia de Policia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind).

De acordo com o major Augusto Magalhães, comandante da unidade, diversas barreiras serão mon­tadas e todas estarão equipadas com etilômetros (bafômetros). “A nossa preocupação será muito maior agora nesse período, pois as pessoas costumam ir para a praia e cometer abusos”, disse o major Magalhães.

Trânsito
O trânsito em São Luís também passará por alterações por causa das festas de Réveillon. A partir das 7h de hoje, a Avenida Litorânea fica interditada no trecho compreendido entre o Belvedere (subida de entrada para a avenida, na Ponta do Farol) até a ponte sobre o Rio Pimenta (cruzamento da Rua das Graças e Rua Vale Rio Pimenta – Parque Atlântico).

[e-s001]Com isso, fica proibido o tráfego de veículos na área, bem como o acesso nas transversais para a referida área. Estes veículos também serão proibidos de acessar o trecho até 5h de sexta-feira, dia 1º. O ingresso de veículos na respectiva área interditada se restringirá aos carros de serviços do evento, devidamente credenciados, veículos da SMTT, limpeza urbana, bem como de viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ambulâncias.

No entorno da Praça Maria Aragão, ponto das festividades da "Virada com Jesus", ficará interditada, a partir de 19h, o trecho da descida da praça (Rua Joaquim Itapary). Com isso, os veículos que vem da área do Hospital Universitário da UFMA e da Rua Rio Branco, descem pela Rua Coelho Neto, contornando a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), seguindo pelo prédio da antiga RFFSA.

O trecho que dá acesso à Praça Maria Aragão, pela Ponte Bandeira Tribuzi, também ficará interditado. Os veículos descem e seguem pela área do Hospital Dutra. Em todos os trechos de interdição, a SMTT disponibilizará agentes a pé, em motos e em viaturas para disciplinamento e orientação de trânsito.

As linhas que atendem às praias da região da Ponta da Areia, Avenida Litorânea, Olho d’Água e Araçagi deverão operar com frota superior à programada para os dias úteis, atendendo à necessidade dos deslocamentos dos usuários e, em especial, do evento da Avenida Litorânea, tanto no início quanto no término dos eventos.

SAIBA MAIS
Os plantões centrais da Polícia Civil do Maranhão permanecem abertos durante as festividades de fim de ano em São Luís. Os plantões funcionam nas delegacias de Polícia Civil do Bom Menino, Cohatrac, Vila Embratel, Cidade Operária e do Maiobão.

As delegacias em funcionamento vão receber ocorrências, além de formalizar e receber conduções e prisões trazidas pela Polícia Militar. Cada plantão contará com um delegado, um escrivão e quatro investigadores, além de equipes que participam da escala de sobreaviso, que oferece reforço, caso necessário. Ao todo, o efetivo disponibilizado será de 20 delegados, 20 escrivães e 80 investigadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.