Receita

O que comer na ceia de Ano-novo para atrair sorte no ano que chega

Carne de porco, peixe, lentilha, uva, mel com maçã, romã e louro são alguns tipos de alimentos e iguarias consumidos na passagem do ano para atrair um futuro promissor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Arroz com lentilha, cebola caramelizada e torresmo crocante
Arroz com lentilha, cebola caramelizada e torresmo crocante (Arroz com letilha)

SÃO PAULO

Pular sete ondas, comer 12 uvas, guardar sementes de romã em uma nota de dinheiro, dar uma volta no quarteirão segurando uma mala. E tudo isso de roupa branca e lingerie nova, da cor do orixá que regerá o ano-novo. Num país místico e ecumênico, quem quer garantir prosperidade, sorte, amor e viagens tem uma agenda intensiva de rituais para cumprir. Na dúvida, melhor fazer tudo, e ainda rechear a mesa de receitas deliciosas com ingredientes tidos como auspiciosos. Assim, mesmo que as simpatias não surtam muito resultado, pelo menos a lembrança do banquete será das melhores.

“Existe uma infinidade de superstições criadas em pequenos grupos, mas que se disseminam mundo afora de forma viral”, diz Ricardo Maranhão, historiador e professor de história da gastronomia na Anhembi Morumbi. Diz-se, por exemplo, que não é boa ideia comer bichos que ciscam para trás, como as aves, no réveillon. Já porcos e peixes são bem-vindos na ceia, porque se movem para a frente, como gostaríamos que a vida caminhasse, além de serem símbolo de fertilidade e fartura.

Mel e maçã - Os judeus acreditam que mel garante um ano doce e o consomem com maçã, símbolo do início do mundo, em seu ano-novo, o rosh hashaná. “Minha cunhada leva a torta de maçã que sua avó fazia e eu sempre preparo ceviche com romã”, diz a chef judia Andrea Kaufmann, do AK Vila. Considerada sagrada no Egito antigo, a romã é citada na Torá, o livro que guia o judaísmo. “Também como lentilha e uvas.”

Desde a Antiguidade, a lentilha simboliza prosperidade. “Tanto que, na Bíblia, Esaú vendeu o direito de primogenitura a seu irmão Jacó por um prato de lentilhas”, diz o professor Maranhão. Segundo ele, há registros de plantações desse grão há pelo menos 10.000 anos, na Ásia. E tem mais. “Nos Jardins Suspensos da Babilônia, onde só se cultivavam vegetais e flores de maior prestígio, havia lentilha”, afirma.

Gustavo Rigueiral, que faz jantares em domicílio em São Paulo com seu Chef à Porter, não passa um réveillon sem o arroz que prepara com lentilha, cebola caramelizada, tomate e torresmo crocante. O ritual é feito antes da meia-noite. “Acho melhor comer antes para depois poder beber à vontade”, diz. De sobremesa, faz uma salada de uvas congeladas com sorvete de iogurte e mel. Associados à abundância, os bagos verde-claros – reza a lenda que devem-se comer 12 unidades, uma para cada mês do ano – também estão inscritos na história. “Na Grécia e em Roma a uva era associada a Dioniso, deus da alegria”, diz Maranhão.

Louro - Outro ingrediente carregado de simbologias de valor, coragem e habilidade é o louro. “Não por acaso, na Grécia Antiga, o prêmio maior na Olimpíada era uma coroa de louros”, diz o historiador. Marcílio Araújo, do paulistano Benedictine, incluiu a erva em suas receitas com bacalhau e cordeiro, este último símbolo da pureza nas religiões católica e judaica. “Sou mineiro. Para mim, louro vai bem com tudo. Dá notas herbáceas superinteressantes”, diz o chef, que usa a folhinha até para perfumar o arroz branco do dia a dia. De tão gostoso, só pode dar sorte.

Receita

Arroz com lentilha, cebola caramelizada e torresmo crocante

Ingredientes
Arroz com lentilha
250 g de arroz agulhinha;
200 g de lentilha;
1 cebola branca;
2 colheres (sopa) de óleo de canola;
Sal.

Cebola caramelizada
10 cebolas brancas;
½ tablete de manteiga sem sal;
2 colheres (sopa) de açúcar;

Torresmo
500 g de barriga de porco com a pele;
Óleo de canola o quanto baste;
Sal a gosto.

Montagem
1 caixa de minitomates;
½ maço de salsinha fresca.

Modo de fazer

Arroz com lentilha
1 Em uma panela média, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo de canola por 3 minutos,
em fogo médio. Acrescente 1 cebola branca bem picada e frite até ficar translúcida.
2 Junte o arroz e a lentilha e frite por 3 minutos. Acrescente sal e água quente até o nível do líquido ficar 1 dedo acima dos grãos.
3 Cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada, até que toda a água tenha secado e o arroz e a lentilha estejam macios.
4 Transfira os grãos para uma assadeira larga, soltando todos com a ajuda de um garfo. Deixe esfriar e reserve.

Cebola caramelizada
1 Em uma panela média, em fogo médio, aqueça a manteiga até que ela derreta completamente.
2 Junte as cebolas cortadas em fatias finas e frite-as por 10 minutos ou até que fiquem macias e translúcidas.
3 Acrescente o açúcar e mexa até incorporá-lo à cebola. Reduza o fogo ao mínimo e deixe as cebolas fritando por cinco minutos ou até que comecem a dourar.
4 Junte duas colheres (sopa) de água fria e misture bem. Espere as cebolas dourarem uniformemente. Repita o processo, acrescentando água fria aos poucos, até que a cebola escureça e fique cor de chocolate. Deixe esfriar e reserve.

Torresmo
1 Com uma faca afiada, corte a barriga de porco em cubos pequenos e tempere com sal a gosto. Reserve.
2 Aqueça uma xícara de óleo em uma panela de pressão, em fogo alto, por 5 minutos. Junte os cubos de porco e mexa com colher de pau, para que não grudem.
3 Tampe a panela. Quando ela começar a soltar pressão, cozinhe por mais 12 minutos.
4 Escorra os torresmos em papel toalha. Deixe que esfriem e reserve.

Montagem
1 Em um recipiente grande, misture o arroz com lentilha, as cebolas caramelizadas, a salsinha picada grosseiramente, os cubos de torresmo e os minitomates cortados ao meio. Tempere com sal a gosto. Sirva quente.

Receita de Gustavo Rigueiral, do Chef à Porter

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.