Lançamento

Fragmentos perdidos em LIVRO

Diretor, roteirista e escritor maranhense Igor Nascimento lançou o livro “Caras-Pretas” que tem por base peça homônima que retrata a Balaiada; publicação dá voz a personagens que ficaram perdidos no tempo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
O escritor Igor Nascimento se inspirou na Balaiada para a publicação
O escritor Igor Nascimento se inspirou na Balaiada para a publicação (ALTERNA301215601H)

Resultado de um processo de três anos, que culminou na realização de uma peça de teatro inspirada na Balaiada, o escritor maranhense Igor Nascimento finaliza o ano de 2015 com a publicação do livro “Caras-Pretas”. A obra é patrocinada pelo Banco da Amazônia, por meio do edital de patrocínio 2015, e vem a lume com a chancela editorial da Resistência Cultural.

“Caras-Pretas” traz ilustrações de Waldeir Brito e projeto gráfico de Caroline Rêgo. O livro apresenta uma proposta diferenciada com cenas fora do padrão dramático tradicional (há cordel, cenas recordadas, meta-narração, poesia e diálogos cômicos), representando uma audaciosa forma de pensar e fazer a arte teatral.

“Tive a preocupação de não fazer um livro direcionado apenas aos profissionais de teatro, atores, diretores e técnicos. Na ilustração há quadros poéticos de cenas que estão fora do texto, trechos em quadrinhos e cenas que misturam o texto teatral às imagens, títulos sugestivos. O leitor é constantemente provocado”, explicou Igor Nascimento.

Balaiada

O livro é resultado de um texto homônimo também escrito por Nascimento para uma peça teatral. Nele, o escritor dá voz aos protagonistas da Balaiada, personagens que ficaram perdidos no tempo e não tiveram a chance de deixar os seus depoimentos.

“Espera-se que esta obra seja uma porta de entrada para todo esse universo histórico, incentivando a busca por estes dados perdidos e inspirando novas pesquisas. Da mesma forma, protagonizar tipos populares gera o fortalecimento da nossa identidade cultural, bem como a valorização de diversas cidades do interior do Maranhão, que foram os principais palcos desse período rico da história maranhense e brasileira”.

A Balaiada foi uma revolta de cunho popular que estourou em 1838. Fez parte das revoltas do período regencial, no qual avultaram a Sabinada, a Cabanagem, a Guerra dos Farrapos, a Revolta dos Malês. Ela teve como principal motivação o recrutamento forçado para o Exército brasileiro e possuía um nítido caráter liberal e descentralizador, em contraposição à política unitária do Império.

Igor Nascimento é um jovem autor da cena maranhense, sendo também diretor de teatro e roteirista. Entre seus trabalhos, podem ser destacados “Um Dedo por Dente” (2011) e “As Três Fiandeiras” (2015), ambos dirigidos e escritos por ele. Foi ganhador do plano editorial Gonçalves Dias em 2009, com duas obras: “O Assassinato de Charllenne” (teatro) e “As Três Estações da Loucura” (engenho e arte). l

Serviço

O quê: Livro “Caras-Pretas”

Autor: Igor Nascimento

Preço: R$ 25,00

Onde encontrar: Livraria Resistência Cultural (Avenida dos Holandeses, Calhau)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.