Governo Flávio Dino

Dino inicia reforma administrativa pelo setor da Segurança Pública

Secretário Jefferson Portela anunciou ontem a exoneração de Augusto Barros da Delegacia-Geral da Polícia Civil; motivos da troca não foram revelados e o ex-titular também não quis comentar a saída

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Dino inicia reforma administrativa pelo setor da Segurança Pública
Dino inicia reforma administrativa pelo setor da Segurança Pública (Portela promnove substituição de delegados na Delegacia-Geral)

A reforma administrativa já anunciada pelo governador Flávio Dino (PCdoB) começou a ser efetivada ontem, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A primeira mudança foi confirmada na Delegacia-Geral da Polícia Civil, de onde saiu o delegado Augusto Barros, para a chegada de Lawrence Melo, que anteriormente era o titular da Superintendência de Combate à Corrupção (Secor).
A decisão foi comunicada oficialmente em entrevista coletiva, na sede da SSP, na Vila Palmeira, com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela (PCdoB), que não detalhou, contudo, os motivos da troca.

A O Estado, Barros contou que ele mesmo não sabia do porquê de sua exoneração do cargo. “Não sei os motivos, mas saio de cabeça erguida”, declarou.

Em nota pública, ele agradeceu o que classificou como “a oportunidade de implementar projetos de largo alcance social através do aprimoramento da prestação de serviços de polícia judiciária” no Maranhão.

“Todo meu reconhecimento aos excelentes profissionais, policiais civis, escrivães, investigadores, peritos e delegados, assim como ao corpo administrativo e à Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, bem como à todos que contribuíram com nosso trabalho”, disse.
No comunicado, ele antecipou que novas mudanças devem ocorrer no Sistema de Segurança Pública do estado.

“A recomposição do sistema de segurança depende da própria recomposição do tecido social, trabalho que levará gerações, pois que depende de múltiplos fatores, quase todos extrínsecos à prevenção e repressão policial, já que falamos da origem e causas do crime; neste ínterim, modelos de gestão e organizações administrativas diversas devem tomar lugar”, completou.

Corrupção
Novo titular da Delegacia-Geral, o delegado Lawrence Melo havia assumido no dia 3 de novembro o comando da Secor. Ele esteve à frente das operações Maharaja e Morta-Viva, que investigavam a prática de agiotagem no Maranhão, ocorridas durante este ano.

Durante esse trabalho investigativo chegaram a ser presos os prefeitos de Marajá do Sena, Edvan Lopes, e de Bacuri, Nixon dos Santos (este estava no exercício do cargo), o ex-prefeito de Marajá do Sena Perachi Roberto Morais, o ex-tesoureiro da Prefeitura de São Mateus, Washington José Oliveira Costa, e o agiota Josival Cavalcanti, o Pacovan. Todos já estão em liberdade.

Polícia Civil tem segunda mudança na gestão Dino

A saída de Augusto Barros da Delegacia-Geral é a segunda grande mudança na cúpula da Polícia Civil do Maranhão. No mês de novembro, foi exonerado da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) o delegado André Gossain – que foi substituído por Tiago Bardal e acabou rebaixado ao Departamento de Operações Táticas Especiais (Dote), subordinado à Seic.

A troca ocorreu dias depois de Gossain indispor-se com o secretário Jefferson Portela, diante do episódio em que a SSP emitiu nota afirmando que a Superintendência comandada pelo delegado havia condenado a ação de policiais militares numa suposta festa de facção - após averiguações, ficou comprovado que nenhum dos detidos pertencia ao crime.

Apesar da crise, durante o ato de nomeação do novo titular da Seic, Portela garantiu que as alterações eram de natureza meramente organizacional. “É apenas um fortalecimento com a experiência dos que já foram dirigentes e continuam sendo, mas em lugares diferentes. Não é uma mudança essencial, mas uma forma de fortalecimento da ação policial”, garantiu o secretário. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.