#CadêoCirco?

Artistas cobram Prefeitura por reabertura do Circo da Cidade

Projeto BR-135 publicou meme satírico questionando o executivo municipal, que nunca cumpriu promessa de reabrir o espaço

O Estado Online

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Artistas observam, durante protesto feito em outubro, local onde funcionava o Circo
Artistas observam, durante protesto feito em outubro, local onde funcionava o Circo

SÃO LUÍS - O fim do ano chegou e a promessa da reabertura do Circo Cultural Nelson Brito – conhecido popularmente como Circo da Cidade -, não foi cumprida pela Prefeitura de São Luís mais uma vez. Depois de vários protestos no local, que fica no aterro da Praia Grande, artistas maranhenses cobraram o executivo municipal através das redes sociais. A estrutura foi desmontada em setembro de 2012 para a instalação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que nunca saiu do papel.

O circo é um dos locais mais emblemáticos de São Luís para difusão cultural da cidade e a comunidade artística segue lamentando a desativação. Em sua página oficial em uma rede social, o projeto BR-135 publicou um meme satírico questionando a Prefeitura e escreveu: “No começo de 2015 saiu uma notícia dizendo que até o final do ano o Circo da Cidade estaria de volta. Pois bem, chegamos ao fim do ano. Alguém viu o circo vacilando por aí???”, questionou o texto, seguido com a hashtag #CadêoCirco?.

Meme satírico publicado em uma rede social cobrando a reabertura do Circo
Meme satírico publicado em uma rede social cobrando a reabertura do Circo

Em meio aos vários protestos, acompanhados de shows e outras apresentações artísticas, a Prefeitura apresentou um projeto de reabertura do espaço, mas os serviços nunca foram iniciados. Em 2013, a Fundação Municipal de Cultura (Func) apresentou o projeto de reestruturação do Circo Cultural Nelson Brito. De acordo com a proposta, o espaço contaria com um palco e capacidade para até 500 pessoas sentadas. As arquibancadas seriam empilháveis e a nova lona seria do tipo tensionado. Também seriam instalados banheiros, escritório e bilheteria, no estilo contêiner - para facilitar a montagem e desmontagem.

Músicos chegaram a afirmar a O Estado que a Func informou que, por questões burocráticas, como cessão de uso do solo onde ficava o circo e processos licitatórios, a estrutura ainda não pôde ser montada novamente. Havia também uma promessa de que a estrutura seria montada no Espaço Cultural, ao lado da Praça Maria Aragão, mas também nunca foi cumprida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.