Violência

83 mortes violentas registradas na Ilha de São Luís neste mês

As duas últimas vítimas eram ex-presidiárias e foram assassinadas a tiros, no São Bernardo e no Centro de São Luís; a polícia investiga os casos, mas até o fechamento desta edição nenhum dos autores dos crimes foram presos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
O corpo de Adriano Conceição foi encontrado no meio da rua, no Centro
O corpo de Adriano Conceição foi encontrado no meio da rua, no Centro (morte)

Ismael araújo
Da editoria de Polícia

Oitenta e três mortes violentas ocorreram na Região Metropolitana de São Luís neste mês de dezembro, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. As últimas vítimas são ex-presidiários do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Na manhã de on­tem, Adriano Conceição Araújo, o Animal, de 30 anos, foi morto com nove tiros de pistola por homens não identificados, na Rua das Flores, no Centro, após sair da Casa de Albergado, órgão mantido pela Secretaria da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) na Rua dos Afogados.

As pessoas que passaram às 6h30 de ontem no local do crime viram o corpo da vítima no meio da via e cápsulas de pistola no chão. O sargento do 9º Batalhão da Polícia Militar, Cardoso, disse que Adriano Conceição estava há cerca de 15 dias cumprindo pena na Casa de Albergado pelo crime de tráfico de entorpecente e durante esse tempo teria se envolvido em uma briga com integrantes de facções criminosa.

Ontem, ao chegar à Rua das Flores, a vítima foi abordada por homens que estavam em um carro e uma motocicleta, de marca e placas não identificadas. Adriano Conceição foi baleado com tiros de pistola no tórax, cabeça e nas costas, e faleceu ainda no local.

Os acusados fugiram antes da chegada da polícia. “A guarnição recebeu o informe do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) de que havia uma pessoa baleada no Centro, mas, quando chegamos, encontramos somente o corpo da vítima, que morava na área Itaqui-Bacanga, mas vinha dormir na Casa de Albergado por estar cumprindo pena por venda de droga”, declarou o sargento.

O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, e a Polícia Civil vai investigar o caso. Até a tarde de ontem não havia registro de prisão dos envolvidos. A polícia acredita que a motivação seja uma rixa entre integrantes de facções criminosas rivais.

Saída temporária
A polícia também está investigando o assassinato do ex-presidiário Ivanor Pereira Santos, o Nescau, de 46 anos. Segundo a polícia, ele teria sido beneficiado com a saída temporária de Natal e deixou o presídio no último dia 23, mas foi morto a tiros na noite de segunda-feira, 28.

Ele estava dentro de sua residência, na Travessa Esperança, no bairro do São Bernardo, e ao sair na porta foi alvejado com vários tiros por dois homens, não identificados, que fugiram em uma motocicleta. Guarnições da Polícia Militar ainda realizaram rondas pela localidade, mas não conseguiram prender os acusados.

Na mesma noite, a polícia registrou a morte de Francisco Santos, de 33 anos, na Travessa da Assembleia de Deus, no Conjunto Beckman, área do Cohatrac. O fato foi registrado no Plantão de Polícia Civil da Delegacia do Cohatrac pela irmã da vítima, identificada como Maria de Jesus Santos Pontes. Ela declarou que Francisco Santos foi assassinado com vários tiros e uma das balas atingiu a cabeça.

A vítima morreu ainda no local, enquanto os suspeitos fugiram em uma motocicleta, de marca e placa não identificada. Até a tarde de ontem, a polícia não havia prendido os envolvidos.

Números de mortes violentas em dezembro

71 homicídios dolosos

2 mortes ocasionadas por lesão corporal

4 latrocínios

3 mortes em confronto com a polícia

3 mortes a esclarecer

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.