tempestades

Tempestades e tornados deixam dezenas de mortos nos EUA

Ao menos 43 pessoas morreram; tornados são incomuns no mês de dezembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

O Texas se recupera de tornados incomuns para o mês de dezembro, depois de dias de tempestades em uma vasta região que abrangeu do sudoeste dos Estados Unidos até o Canadá e que deixaram ao menos 43 mortos.

Com centenas de voos cancelados nas áreas afetadas, onde principalmente as rodovias ficaram inundadas, as tempestades acabaram complicando os planos de viagem de milhões de americanos.

O Serviço Meteorológico Nacional enviou alertas de nevascas, queda de granizo e inundações para os próximos dias em razão de uma potente tempestade ocasionada por uma incomum massa de ar quente que teve início no sul dos Estados Unidos na quarta-feira passada.

O Serviço afirma que nesta segunda-feira, 21 estados - do Novo México, sul, até Michigan, norte - se encontra sob observação ou com alerta de tempestades.

Os governadores do Novo México, Texas e Missouri declararam no domingo estado de emergência em todo ou parte de seus estados para atender aos danos causados pelos fenômenos meteorológicos. Alabama, Mississippi e Geórgia adotaram esta mesma medida antes.

Mortes no Texas
Ao menos 11 pessoas pessoas morreram devido aos tornados que atingiram a zona densamente povoada de Dallas-Fort Worth, no Texas, de acordo com as autoridades.

Os incomuns tornados de dezembro devastaram casas e arrastaram automóveis. Foram ao menos nove tornados registrados nas últimas horas de domingo.

A zona mais atingida foi o subúrbio de Garland, em Dallas, onde as autoridades confirmaram oito mortos depois que um tornado alcançou ventos de mais de 320 km/h.

As autoridades da cidade disseram que esta é a segunda vez, desde 1950, que potentes tornados devastam a área.

Imagens aéreas da tv mostram fileiras de casas desabadas, enquanto outras se encontram sem tetos ou com as janelas quebradas. Cerca de 600 imóveis ficaram danificados ou destruídos.

Os tornados são comuns no meio-oeste americano durante a primavera (março a junho), mas são raros na temporada de inverno (que começa em dezembro).

Outras três pessoas morreram no nordeste de Dallas for causas relacionadas às tempestades, segundo o escritório do xerife do Condado de Collin.

Segundo o governador Greg Abbott,o noroeste do Texas enfrenta severas condições invernais, com neve e gelo causando cortes de energia e riscos de inundações.

[Voluntários ajudam com limpeza no Calvário Igreja Batista após um tornado em Ashland, no Mississippi (Foto: Stan Carroll / The Commercial Appeal via AP)] Voluntários ajudam com limpeza no Calvário Igreja Batista após um tornado em Ashland, no Mississippi (Foto: Stan Carroll / The Commercial Appeal via AP)

Neve e inundações
A tempestade provocou uma forte e incomum nevasca no leste do Novo México, uma situação que a governadora Susana Martinez descreveu como terrível.

Martinez mobilizou a Guarda Nacional para ajudar na emergência e pediu aos residentes que se mantenham fora das estradas.

A governadora informou que mais de 40 centímetros de neve caíram em algumas partes do estado, com acúmulos de até 2,4 metros.

No Missouri, o governador Jay Nixon informou que ao menos oito pessoas morreram no estado devido às inundações.

No vizinho Mississippi, onde o governador Phil Bryant também declarou estado de emergência para lidar com as inundações, fortes chuvas são esperadas para esta segunda-feira.

As autoridades falaram de 10 mortos relacionados coma s tempestades nesse estado.

Illinois reporto cito mortos, enquanto que outras oito pessoas morreram em estados sulistas antes e no dia de Natal, incluindo seis no Tennessee.

Além disso, uma pessoa morreu afogada no domingo em uma zona inundada do Alabama.

O Serviço Meteorológico prognosticou ventos e nevascas fortes no leste do Novo México, Oklahoma e norte do Texas.

A temperatura em Dallas no sábado, quando começaram os tornados, estava em 28 graus Celsius, mas os meteorologistas prevem que cairá a zero grau na noite desta segunda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.