30º dia

Missa de falecimento de Nauro Machado é celebrada hoje

Poeta faleceu em novembro, vítima de complicações no aparelho digestivo; Frederico Machado agradeceu pelo carinho que tem recebido desde a morte do pai

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Missa de 30º dia de falecimento do poeta ocorre hoje
Missa de 30º dia de falecimento do poeta ocorre hoje (nauro machado)

SÃO LUÍS - A missa de trigésimo dia de falecimento de Nauro Machado será realizada, a partir das 19h30 horas, nesta segunda-feira (28) na Igreja de São João, no Centro da capital. O poeta faleceu em 28 de novembro, vítima de complicações no aparelho digestivo, e foi sepultado no dia seguinte.

O cineasta Frederico Machado, filho do poeta, aproveitou o convite feito aos familiares, amigos e admiradores de Nauro Machado, para agradecer pelas manifestações de solidariedade e carinho que ele tem recebido desde a morte do pai. "Agradeço todas as manifestações que recebemos em prol da memória de meu pai", agradeceu em publicação em uma rede social.

A missa de sétimo dia de Nauro, no dia 4, ocorreu na mesma igreja e foi acompanhada pela viúva do escritor Arlete Nogueira, que, ainda abalada e emocionada, não tinha palavras para expressar a dor da perda. Na abertura, o filho do poeta fez uma homenagem ao pai.

Mais

- Nauro Machado nasceu em 2 de agosto de 1935 em São Luís, se tornou autodidata em artes e filosofia. Dedicado à poesia de questionamento sobre a essência do ser humano e seu destino, sua produção revelou lirismo e reflexões existenciais de elementos em sua volta. Já teve obras traduzidas para o inglês, francês e alemão e recebeu vários prêmios, inclusive da Academia Brasileira de Letras e da União Brasileira de Escritores.

- Seu último livro lançado foi O Baldio som de Deus, que aconteceu no dia 25 de setembro deste ano, na casa onde ele morou cerca de 30 anos, na Rua dos Prazeres, no centro da cidade. Na obra, o poeta maranhense traz 240 poemas ilustrados por desenhos de João Sanches e falam sobre a solidão e a morte; a cidade, o povo pobre e a multiplicidade de Zeus.

- Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital UDI, Nauro Machado estava internado na unidade de saúde o dia 24. Ele teve complicações clínicas por causa de uma isquemia de trato digestivo. Ele foi submetido a uma intervenção cirúrgica, mas faleceu às 5h do dia 28.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.