Homicidios

Número de homicídios na Grande Ilha cresceu este mês

Constatação foi feita por O Estado tendo como base os boletins divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, em comparação com os crimes ocorridos no mesmo periodo do ano passado

Thiago Bastos da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

SÃO LUÍS -O número de homicídios na Região Metropolitana de São Luís cresceu 13% este mês. A constatação foi feita por O Estado com base nos últimos relatórios da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a SSP, já foram registradas este mês, 59 mortes violentas, além de duas a esclarecer. Quanto aos homicídios dolosos, enquanto em dezembro do ano passado foram registrados 43, até ontem já chegou a 52. Do total de crimes violentos em dezembro deste ano, além dos 52 homicídios dolosos, houve ainda duas lesões corporais seguidas de morte, três latrocínios (roubos seguidos de morte) e duas pessoas ainda morreram, neste mês, após confronto com a polícia. O morte violenta mais recente deste mês, até o fechamento desta edição, aconteceu no dia 23, e a vítima, segundo a SSP, foi identificada por Filipe dos Santos Piedade, de 17 anos, que foi morto por arma de fogo na Vila Embratel, em São Luís.

Considerando apenas os homicídios dolosos deste mês, do total de casos, 38 aconteceram por arma de fogo, outros oito casos por arma branca e seis casos por outros meios, ainda não esclarecidos pela SSP. Ainda segundo a SSP, da quantidade de homicídios dolosos em dezembro deste ano, 40 ocorreram na capital, e nove em São José de Ribamar, dois em Raposa e um em Paço do Lumiar.

Das pessoas vitimadas de forma dolosa na Região Metropolitana, este mês, cinco delas eram menores de idade. O caso mais recente de crime que teve como vítima um menor aconteceu no dia 19 deste mês. De acordo com a SSP, a vítima, identificada por Álvaro José Silva Costa, de 15 anos, foi morto por arma de fogo na Vila dos Frades, em São Luís. Até o fechamento desta edição, a polícia ainda não tinha informações sobre os autores do crime.

Outros casos

No dia 12, por volta do meio-dia, o homem identificado como Eliomar Silva Sousa, de 19 anos, foi vítima de arma de fogo na Matinha, município de São José de Ribamar. De acordo com as informações, a vítima seguia em uma rua, quando foi abordada por homens ainda não identificados pela polícia que lhe desferiram vários disparos.

Ainda no dia 12, à 6h, Raimundo Alves da Silva, de 35 anos, foi vítima de arma de fogo no bairro Santa Clara, em São Luís. Ela foi atingida por disparos de arma de fogo por um homem ainda desconhecido.

Já no dia 11, por volta das 14h, Genilson Mendes Soares, de 25 anos, foi vítima de arma de fogo no Bairro de Fátima, em São Luís. De acordo com informações da polícia, o homem estava acompanhado por outras duas pessoas quando os autores do crime se aproximaram e dispararam vários tiros contra o grupo.

Segundo informações, a vítima teria sido morta por engano, já que os outros dois homens que estavam ao seu lado também foram atingidos. A polícia investiga o caso, no entanto, há suspeitas de que o crime tenha relação com o tráfico de drogas no bairro.

Peças

Homicídios em dezembro 2014 – 43

Homicídios em dezembro 2015 – 52

Homicídios em dezembro 2015 por arma de fogo – 38

Homicídios em dezembro 2015 por arma branca – 8

Homicídios em dezembro 2015 ainda indefinido – 6

Homicídios Dezembro 2015 em São Luís – 40

Homicídios Dezembro 2015 em São José de Ribamar – 9

Homicídios Dezembro 2015 em Raposa – 2

Homicídios Dezembro 2015 em Paço do Lumiar - 1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.