Começa o Carnaval

Iniciada com alegria a época carnavalesca em São Luís

Com a saída às ruas do bloco alternativo C. de Asa, um dos bairros mais festeiros de São Luís, a Madre Deus, dá a largada para a folia momesca, que este ano acontecerá mais cedo, nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

SÃO LUÍS - Já é Carnaval em São Luís. O bloco C. de Asa deu a largada para a Folia de Momo 2015 ontem, arrastando uma mul­tidão pelas ruas da Madre Deus ao som de sambas e marchinhas carnavalescas. O bloco, que completa 20 carnavais em 2016, realiza o primeiro grito de Carnaval tradicionalmente no dia 25 de dezembro, Dia de Natal. A partir de agora, em todos os domingos de janeiro até a chegada do período carnavalesco o bloco estará nas ruas.

O C. de Asa é reconhecido como a primeira manifestação carnavalesca depois do Natal. Independentemente do dia da semana, todo 25 de dezembro os foliões saem à rua, preparando-se para a chegada do Carnaval. “Nós somos o bloco que saímos primeiro e nos recolhemos por último. É uma fes­ta que reúne famílias, moradores antigos e muita gente que vem de outros bairros só para saudar o bloco”, afirmou Maria Goreth Cos­ta, presidente do bloco.

O bloco surgiu como uma forma de reunir amigos, artistas e percussionistas do bairro em uma brincadeira carnavalesca, assim eles escolheram um nome irreverente (C. de Asa é uma abreviação, pois o nome completo do bloco é quase pornográfico) e saíram. Logo, a festa chamou atenção dos moradores e hoje é uma das brincadeiras mais representativas do bairro.

Para 2016, o bloco tem como le­ma “Madre Deus de Paz e Alegria”. “Infelizmente, nos últimos tempos nosso bairro está sofrendo com a violência. Então, estamos pedindo paz, para que possamos brincar nosso Carnaval com tranquilidade e viver nossas vidas em paz”, disse Maria Goreth Costa.

Cortejo

Desde o meio-dia o bloco começou a se concentrar na Praça Demerval Rosa, Madre Deus, também conhecida como Largo de São Sebastião. Por volta das 16h ele saiu em cortejo pelas ruas do bairro.

O trajeto começou pela Rua São Sebastião, passou pelo Largo do Caroçudo, pelas ruas Rui Barbosa e São Pantaleão, retornando à concentração pela Rua do Passeio, arrastando quem estava pelas ruas e em busca de festa na tarde do dia de Natal. Quem não acompanhou o bloco curtiu a folia da janela de casa.

E os foliões não economizaram em irreverência e empolgação no primeiro grito de Carnaval em São Luís. “Na verdade, hoje é o último dia de folia carnavalesca de 2015, que é também o primeiro dia de festa de 2016. Por isso, a gente aproveita, porque estamos celebrando dois acontecimentos em uma única festa”, contou Jerson de Oliveira, um dos mais animados do cortejo.
O próximo cortejo do C. de Asa será dia 3 de janeiro. O bloco sai às ruas, com concentração sempre ao meio-dia, na Madre Deus, todos os domingos do pré-carnaval. Em 2016, serão cinco “arrastões” até a Sexta-feira Gorda de Carnaval, dia 5 de fevereiro.

Formação

O bloco, que não tem um número de integrantes fixos, aumenta a cada ano, e basta chegar para já fazer parte da folia. Até os músicos vão se juntando ao grupo à proporção que o C. de Asa vai passando pelas ruas.

A organização do bloco estima que nesse primeiro dia de “arrastão” participaram 300 pessoas apenas da concentração do bloco. Durante o cortejo, é quase impossível estimar o público que o acompanha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.