Enchente

Enchentes desalojam 150 mil em Paraguai, Argentina e Uruguai

Cinco pessoas morreram em desastre causado pelo El Niño, segundo especialistas; no Paraguai foi decretado estado de emergência

Agência O Globo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Moradores usam barcos parfa recuperar bens após enchentes
Moradores usam barcos parfa recuperar bens após enchentes (Enchentes desalojam 150 mil em Paraguai, Argentina e Uruguai)

ASSUNÇÃO - Enchentes causadas por fortes chuvas obrigaram cerca de 150 mil pessoas a saírem de suas residências no Paraguai, no Uruguai e na Argentina, na véspera do Natal. A grande ameaça para os paraguaios foi o aumento do nível do rio Paraguai, que passa pela capital, Assunção, conforme informou o Departamento de Emergência e Desastres da cidade. A situação ficou mais complicada devido à tempestade com vento e chuva que atinge a região e o departamento central.

Ao todo, nos três países, cinco pessoas morreram. Além disso, no Paraguai, muitos moradores chegaram a construir barreiras temporárias em suas casas para tentar impedir a entrada da água e, agora, estão vivendo de forma precária. Apenas no país, os desalojados somam 130 mil, indica o Secretariado Nacional de Emergências (SEN), o que motivou o presidente, Horacio Cartes, a declarar estado de emergência para disponibilizar mais de US$ 3,5 milhões de verba para resposta a catástrofes naturais.

Três pessoas que viajavam na autoestrada internacional do Paraguai Route 2, que liga Assunção a Foz do Iguaçu, no Brasil, morreram quando uma árvore caiu sobre o veículo na madrugada de ontem. Outra mulher, que se deslocava de moto na capital paraguaia morreu devido à queda de uma árvore durante a noite, indicaram fontes oficiais citadas pela agência de notícias francesa AFP. O Secretariado Nacional de Emergências (SEN) comunicou a ocorrência de mais 12 incidentes semelhantes em Assunção.

O diretor de operações da agência, David Arellano, afirmou que estão em curso operações de salvamento e de retirada de dezenas de famílias em risco de serem atingidas pelas águas do rio Paraguai. Em torno da capital, 125 mil casas ficaram sem eletricidade e 17 centros de distribuição de energia sofreram danos por todo o país.

Enquanto algumas regiões da América do Sul sofrem com enchentes devastadoras, outras áreas enfrentam grandes secas. Especialistas afirmam que isso é consequência do fenômeno El Niño, que se manifestou de maneira forte este ano e deve trazer um dos períodos de clima mais severo da História.

Na Argentina, por exemplo, em torno de 10 mil pessoas deixaram suas casas na província de Entre Rios depois que o rio Uruguai alcançou seu nível mais alto em quase um século. Um rapaz de 13 anos foi eletrocutado por um cabo elétrico quando tentava avaliar os danos causados por uma tempestade em sua casa, na cidade de Corrientes, segundo noticiou a imprensa local.

O Uruguai também declarou estado de emergência em três departamentos do norte do país afetados pelas cheias. O número de pessoas desalojadas por lá atingiu nesta sexta-feira quase dez mil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.