Natal em São Luís

Do profano ao religioso, o Natal movimentou a cidade de São Luís

Famílias se reuniram para festejar o nascimento de Jesus Cristo e participar da tradicional ceia, fiéis rezaram nas igrejas e jovens fizeram doações de alimentos pelas ruas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

SÃO LUÍS - São 10 irmãos, que se reúnem todos os anos na casa da Rua da Felicidade, na comunidade de Matões, na região do bairro Turu. Todos esses irmãos, juntos, trazem, 32 filhos, que por sua vez trazem outros 15. E perto da meia-noite ainda chegam os vizinhos e amigos para completar. Assim é a festa de Natal na casa da família Gomes.

Tânia Regina, uma da irmãs, conta que a reunião é maravilhosa, ainda mais porque eles se reúnem para realmente celebrar o verdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo. “Somos uma família muito religiosa e buscamos celebrar Jesus. Não temos bebida, nem
música alta. É só uma reunião de família e amigos voltada para o filho de Deus, que é o dono da festa”, disse.

E essa reunião começa com felicitações e chegadas dos “convidados”, até que, por volta das 23h30, com praticamente todos já reunidos, é iniciada uma oração. Só depois é servida a ceia. E para alimentar esse mundaréu de gente que comparece à casa só mesmo apelando para a boa e velha contribuição, ou seja, cada um que vai aparecendo leva o seu prato, resultando em uma mesa farta e variada.

“Este é um momento especial, em que a família se reúne para festejar Jesus e se confraternizar. Sempre gostamos de ter amigos e parentes juntos para celebrar”, destacou Tânia Maria, outra irmã. E a festa não acaba meia-noite do Natal. No dia seguinte todo o pessoal retorna para o almoço e aí é mais festa e mais comida.

Doação

No Natal, algumas pessoas se destacam, incluindo aqueles que resolvem fazer doações a quem eles nem conhecem. É o caso dos jovens da Paróquia Santo Antônio de Pádua, da Vila Cruzado. O bairro é um dos mais carentes da cidade, mas, mesmo assim, eles não se importaram com si mesmos, exatamente como manda o aniversariante do dia, e saíram pelas ruas, na noite do dia 24, distribuindo alimentos aos necessitados.

Um dos que receberam o alimento da ação “Natal Jovem Solidário” foi o flanelinha Ribenilton Viégas. Já tarde da noite e ele ainda estava em seu ponto de trabalho, na frente de uma farmácia na Avenida Daniel de La Touche, tentando conseguir algum trocado para não passar a ceia de Natal de barriga vazia. Foi quando os jovens passaram e lhe entregaram um depósito com jantar, fruta e suco. “Ainda não tinha o que comer, mas agora dá para ficar feliz”, afirmou o homem.

Os jovens da paróquia estavam sendo coordenados por Tonilson Leite. Ele contou que naquela noite já tinham andado por vários pontos de São Luís - Centro, Praia Grande, João Paulo, Monte Castelo, entre outros - e distribuído cerca de 212 kits de alimentação.

A iniciativa, segundo explicou Leite, partiu dos próprios jovens, que queriam demonstrar o que é o verdadeiro espírito natalino, sendo este o segundo ano que realizam a ação. No primeiro, foram distribuídos apenas 86 kits. “São jovens, que mesmo vivendo em uma área carente não se importam em ajudar os outros”, ressaltou o coordenador.

Entre os jovens que participaram do “Natal Jovem Solidário”, estava a adolescente Emanuelly Borges, de 14 anos. A garota contou que a sensação de estar ali ajudando alguém é maravilhosa e de uma felicidade extrema e afirmou que ao fazer isso ela realmente consegue ver Jesus sorrindo para ela, no rosto das pessoas necessitadas. “Minha maior felicidade é ver esse sorriso no rosto deles ao receber a comida”, destacou a garota.

Missa

A Igreja da Sé, na Praça Pedro II, tomada de luzes coloridas, ficou lotada na noite do dia 24 para a celebração da missa do Natal, que foi celebrada pelo pároco, padre Ailton César de Souza. As pessoas ficaram até mesmo em pé, na porta do templo, para ouvir a mensagem pregada, entoar os cânticos e orações, ao menino Jesus e participar da Santa Ceia.

De acordo com o padre César, a mensagem do Natal é de simplicidade e humildade. Do Deus que se tornou homem e nasceu em uma manjedoura e que este deve ser o sentido da vida das pessoas. “Jesus nasceu e estamos felizes. Estamos felizes porque Jesus nasce todos os anos em nossos corações”, completou o pároco.

A missa, que foi intercalada por canções conhecidas dos fiéis e um pai nosso recitado de mãos dadas por todos, foi encerrada com a apresentação de um presépio vivo, onde atores, que na verdade eram jovens da própria igreja, interpretaram os papéis dos pais de Jesus, pastores e reis magos, enquanto que um bebê representava o Menino-Deus.

Missas já programadas para a virada do ano

Para a virada do Ano Novo, a Igreja da Sé já programou suas missas especiais: a primeira será no dia 31, às 17h30. Esta será a última missa de 2015. No dia seguinte, 1º, haverá celebração às 17h30, a primeira missa de 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.