Inundações

Uruguaios sofrem com fortes chuvas

Mais de 2.100 pessoas ficaram desabrigadas por causa da cheia do rio Uruguai, que atingiu 14,1m

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

As fortes chuvas que atingiram os departamentos de Artigas, Paysan­du, Rivera e Salto nas últimas horas de ontem obrigaram 2.103 pessoas a saírem de suas casas, segundo informou o Sistema Nacional de Emer­gências do Uruguai (Sinae).

Do total, 914 pessoas precisaram de ajuda das autoridades para deixar a região, afetada pela alta do rio Uruguai. As outras 1.189 saíram de suas casas sem a necessidade de auxílio oficial.

Segundo o relatório do Sinae, o nível do rio Uruguai chegou a 14,1 metros em Salto, acima da cota de segurança, que é de 12 metros. Em Paysandu, a altura do rio se encontra em 7,7 metros, quando o máximo é de 5,5 metros. O mesmo ocorre em Artigas, onde o patamar máximo é de 6,5 metros, e o rio está em 8,4 metros.

As autoridades emitiram um alerta de nível laranja pelas fortes chuvas previstas pelo Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) para oito departamentos do norte do país.
As inundações já provocaram a morte de duas pessoas, informou ontem o diretor do Sinae, Fernando Traversa. O órgão pediu que a população tome cuidado nas regiões que estejam momentaneamente afetadas pelo problema.

MAIS
No resto do país, são cinco departamentos onde ainda há pessoas atingidas pelas inundações: 22 em Tacuarembó, dez em Soriano, sete em Canelones, cinco em Maldonado e três em Colônia do Sacramento. Os afetados do departamento de Florida já voltaram às casas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.